Tempo - Tutiempo.net

Igualdade sempre balbuciada/ por Carlos Lima

Em casa que sobra pão ...

Um dos lemas maçônicos é a igualdade, quando se afirma que as únicas distinções que se pode admitir, nos seres humanos, são: mérito, talento, sabedoria, virtude e trabalho.

Victor Hugo em Literatura e Filosofia na pag, 83 dizia: “A igualdade diante da Lei é a igualdade diante de Deus traduzida em linguagem política.”

No livro “O Pensamento Vivo de Jefferson” pag,15 (Thomas Jefferson), tem a seguinte citação: “Temos para nós, essas verdades como evidentes por sí próprias: todos os homens são criados iguais; que eles são criados pelo Criador com direitos iguais e inalienáveis; que, entre estes, estão: a liberdade e a procura da felicidade.”

No entanto Henri Beeque afirmou que: “O mal da igualdade é que a desejamos só com os nossos superiores”.

Sem menosprezar, se pode afirmar que a igualdade é sempre ‘balbuciada’.

Para a igualdade, pregada por diversas organizações, se destaca a ilusão de não levar em consideração o poderio financeiro, os privilégios sociais, posição de poder, castas, raças, posições políticas e crenças religiosas.

Em algumas organizações a afirmativa é de que grandes fortunas não asseguram a ninguém privilégios ou posições de destaque.

Esse entendimento não é verídico. Conheces a história da Caverna, são sombras que distorcem a realidade.

Também é preciso levar em conta que na maioria das vezes a construção das fortunas foram realizadas de forma ilícitas, com artifícios desumanos e corruptos.

E não se diga que não é assim.

Quando um maçom possui uma visão ideológica mais social. Não é difícil de identificar sua exclusão participativa do grupo dirigente e majoritário da Loja.

Você é excluído imperceptivelmente, para alguns, é um segredo de grupos.

Você é irmão, você é maçom, sempre um obreiro, apenas isso. Se frequenta com assiduidade as reuniões, tanto faz. Mas é festejado e acolhido. Quem não sabe acredita.

Jamais serás aceito, votado, indicado ou chamado para qualquer cargo administrativo.

Entretanto se um titular faltar a reunião e não tendo um visitante com grau de mestre, você poderá ser chamado, sem obedecer a hierarquia maçônica, para ocupar uma função. Mesmo assim para o de menor visibilidade, e na maioria das vezes até graus inferiores lhes suplanta.

Essas atitudes não refletem o que deveria ser a Maçonaria, vamos assim dizer: O homem não cumpre o que escreve e não respeita o que fala, Carlos Lima. Nem a Bíblia escapou, quanto mais os princípios filosóficos da Maçonaria.

Alguém pode afirmar qual foi o partido político, no mundo, que cumpriu com o seu Programa?

Não é absurdo fazer algumas comparações, existem os abertos e os fechados.

As diferenças, em alguns planos, são poucas.

 

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS