Tempo - Tutiempo.net

Iniciação um tema fascinante na Maçonaria/por Carlos Lima

Gravura temática

Vamos falar sobre o tema, até onde entendo que possa ser divulgado, para não vulgarizar seu impacto e suas emoções.

Não tenho nenhuma dúvida sobre o fascínio diante daqueles que são iniciados e assumem a Maçonaria.

Algumas iniciações realizadas em lojas não seguem a mesma metodologia, são diferenciadas em alguns aspectos: por exemplo, brincadeiras, suspenses e perigos presumíveis podem ser utilizados, nada que provoque danos físicos.

Outras o sobrenatural. Todas com a finalidade do reconhecimento repentino da irmandade e da família que a partir daquele momento está sendo construída. Seremos irmãos e o objetivo, para sempre, independente de raça. Religião e Ideologia.

Os prováveis ambientes lúgubres por que tenha passado, reforça a confiança na irmandade e a morte simbólica é a confirmação da passagem de uma vida para outra. O renascer é espiritual.

Transpor a muralha de fogo é a separação do mundo profano, do sagrado mundo Maçônico.

O iniciado passou por uma transformação, que torna diferenciado no mundo profano. As portas são abertas para uma caminha de nível superior. Ou seja, do nível terreno, material, ele é transposto para o espiritual.

Sabem por que?

Porque a Maçonaria é uma instituição que conserva certas formas tradicionais de ensino reservado iniciático. O que predomina nela é o princípio de tolerância para com as doutrinas religiosas e políticas, porque ela está acima e fora das rivalidades que separam irmãos de irmãos.

Essa é a metamorfose do iniciado, morre para o olhar do mundo profano para iniciar um aprendizado visando a elevação de um novo nascimento.

O iniciado é jogado na escuridão para saber o valor da LUZ.

O momento inicial do atual mundo tecnológico não é inimigo é o nosso fornecedor de ferramentas mais seguras e facilitadoras para que possamos tornar realidade o que muitos chamam de proposta mitológica. Tornar a humanidade feliz.

Para melhor entendermos o que realmente significa uma iniciação é aconselhável que estudemos o povo que a utilizou de forma sistémica e coerente. Os egípcios.

Vejamos algumas informações sobre as Lendas Egípcias.

“Todas as cidades tinham divindades, cada uma com sua Tríade Divina e Enéades, as mais importantes, primeiro com Osires, Isis e Horo; a segunda Tríade, Sith, Néptis e Anúbis e a terceira por kefera, Chu e Tefnut.

Ou sela, pela ordem a primeira é o Mundo Útil, a segunda o Mundo Inferior e a terceira o Mundo Celestial.

Nas duas primeiras existem um Deusa masculino, mais velho, uma Deusa, sua mulher, e um Filho.

Na última Tríade existe o primordial, Rá ou Kephere, que é o Sol. De Rá emanam dois outros Deuses, macho e fêmea, Luz e Trevas. Essência e Matéria, Chu Tefnut.

Não vamos nos aprofundar, acredito que a curiosidade de cada um vai alimentar seus estudos.

Voltando a iniciação

Em ambiente fechado, momentaneamente, durante a iniciação a visão lhes é restituída, depara-se com uma penumbra, nem luz nem trevas e um silêncio preocupante.

Esse local é cercado pela morte, caveira, um desconhecido sem carne, velas e, é nesse momento que ele deve fazer uma profunda reflexão, ao pensar na morte faz o seu testamento. E consequentemente deve pensar profundamente na escolha que está fazendo. Uma vida nova é o que ele realmente quer.

A Maçonaria é uma escolha certa, se existem dúvidas ainda é pode mudar de atitude. Pode desistir. Não será e não terá nenhum problema.

Passado esse momento, perde a luz mais uma vez.

A iniciação prossegue, se assim foi o seu desejo, a Luz lhes será dada, faz o juramento e, é apresentado aos seus irmãos Maçons.

Para conhecer mais, precisa ser convidado.

Carlos Lima

Bibiografia

Carlos Antonio de Lima – Texto próprio

Símbolos e Mitos do Antigo Egito –  Rundie Clark, T.

O Livro Egípcio dos Mortos – Wallis Budge, E.A.

Manual do Mestre Maçom – Gomes M. 

OUTRAS NOTÍCIAS