Tempo - Tutiempo.net

Jesus Cristo existiu mesmo? Como era a aparência dele?

Qual a aparência de Jesus Cristo

Embora, analisando pelo prisma da fé, a existência de Jesus Cristo seja inquestionável para os devotos do cristianismo, pelo aspecto histórico não há provas concretas da existência desta figura.

Na prática, não há evidência material. O que ocorre são evidências indiretas, tais como:

A cidade em que nasceu
A profissão que exerceu
Movimentos parecidos com o dele que são atestados por documentos
Ensinamentos que expressam ideias diferentes daquelas que eram passadas por outros mestres rabínicos

O fato de ensinamentos serem passados por terceiros indicam que há alguém por trás

Outras evidências históricas reforçam a possibilidade de Jesus ter, mesmo, existido – embora existam problemas na cronologia. Jesus teria nascido por volta do ano 4 a.C e morrido por volta do ano 27 ou 29 d.C. – assim batendo com as figuras históricas da época citadas em passagens bíblicas.

“Jesus como pessoa histórica tem uma probabilidade muito grande de ter existido, mesmo. O que ele fez, de fato, nunca vamos ter com clareza.

O que sempre digo para os meus alunos é que os textos não são relatos fidedignos, mas há relatos de fatos acontecidos.

É um documento de fé, não é algo jornalístico”, disse Marcelo Carneiro, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Qual era a aparência de Jesus?
Esqueça o Jesus loiro e de olhos claros, com cabelo comprido, que é a imagem mais comum retratada na iconografia religiosa.

O Jesus real, provavelmente, tinha uma aparência bem diferente do imaginário popular.

Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, segundo pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso:

A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.

Eles não tinham acesso a carne e comiam muitos legumes, mas, sem conhecimento nutricional adequado, os legumes não nutriam tanto.

Nos estudos arqueológicos feitos com vestígios de ossos da época, descobriram carência de cálcio e proteína. Eram um povo mais simples, com pouca estrutura de saúde física

Matheus Adami

OUTRAS NOTÍCIAS