Tempo - Tutiempo.net

Maçonaria: Se nada sabe não comente/ por Carlos Lima

Maçonaria a Bíblia é o Livro da Lei

Um fato por demais conhecidos de todos é que a humanidade reúne em si estruturas inatas de comportamento que conduzem a determinadas tomadas de posição, que na nossa formação racional, nos é peculiar e que suscita dúvidas diante dessa real condição humana.

Não sei dizer porque a Maçonaria foi escolhida para se tornar o saco de pancadas dessas pessoas e entidades por elas construídas ao longo dos séculos.

A Maçonaria é uma sociedade reservada que tem a finalidade de construir o bem e transformar seus membros em pessoas melhores, voltadas para  a formação do ser humano em reconhecer que Liberdade, Igualdade e Fraternidade são ações indispensáveis para viabilizar uma humanidade mais feliz.

Só tornaremos possível essa realidade, com a busca incansável da verdade,  honestidade, respeito, liberdade, fraternidade e do conhecimento pleno da importância da vida e preservação da natureza.

Segundo Einstein, um dos maiores físicos de todos os tempos, as verdades mais elementares do universo somente são alcançadas através da nossa intuição.

Nessa linha de pensamento, outros estudiosos do assunto, consideram que a faculdade intuitiva não pode ser analisada sob o ângulo racional, uma vez que transcende a razão humana, isto é, vai além de sua dimensão.

As deduções inexplicáveis de algumas pessoas e as suas emoções negativas para com a Maçonaria, não parecem ser geradas pelo consciente, mas pelos instintos psíquicos formados pela falta de conhecimento ou pela manipulação sórdida de interesse vil.

Vou abrir uma janela para, de forma indesejável, citar alguns exemplos de práticas de entidades que se utilizaram da barbárie para perpetuar seu poder, ação pela qual, na Maçonaria sempre foi repudiada, esses artifícios sempre  foram veementemente condenados ao longo de sua história, ela jamais pregou a violência, sua filosofia é a construção de uma vida digna para toda  humanidade.

O que não se pode dizer de algumas entidades e religiões que se tornaram inimigas gratuitas da Maçonaria.

O livro da Lei na Maçonaria é a Bíblia, ou o livro sagrado da religião que professa o seu obreiro. Cremos e respeitamos a religião de cada um. E para evitar dissonância não discutimos religião e posição política, nos dedicamos a sermos melhores a cada dia e fazer o bem em comunhão.

Nossa história é de combate às desigualdades pela formação, educação, respeito as liberdades de escolha de cada um e pelo aperfeiçoamento comportamental.

Abominamos as guerras de poder e imposição, sejam elas quais forem. Nós existimos a milênios. Não precisamos fomentar guerras, não utilizamos da violência para existir. Nossa Arte Operativa de Construtores edificou sua existência.

Sobrevivemos as guerras santas, a Inquisição, as perseguições, traições, encarceramentos e assassinatos. Não impusemos nossa aceitação, na Maçonaria nenhum pretendente é recebido voluntariamente, precisa ser convidado e aceito por todos. Não vendemos passaporte e não negociamos os princípios Maçônicos.

Todos são homens livres de pensamento e ação. Defendemos a família e a livre escolha.

Perguntamos: Somos culpados de que?

Por acaso fomos nós que criamos a Inquisição que tirou a vida de  milhares de inocentes pela tortura e barbaramente sendo queimados vivos. Foi a Maçonaria que perseguiu Lutero e decretou guerra aos seus seguidores.

Somos culpados de que?

Será que somos culpados porque respeitamos todos os credos e os recebemos como irmãos. Somos culpados porque não discutimos política partidária e religião em nossos templos? Somos culpados porque somos homens livres para pensar? Somos culpados porque amamos a  família?

Somos culpados porque agimos em busca da felicidade para a Humanidade? Somos culpados porque a verdade é uma busca permanente em nossas vidas ou será que somos culpados porque a Maçonaria é uma opção de vida Digna.

Meu irmão Jessé da Costa Primo∴ da Loja Maçônica Luz e Fraternidade 14, no domingo de pascoa deste ano de 2024, em sua crônica intitulada Regozijemo-nos, com muita propriedade afirmou:

– A tarefa da Maçonaria é afrontar o ódio causado pelo fanatismo e as Lojas existem para exaltação do ser humano, mesmo alguns querendo fazer Delas um lugar para enaltecer territórios e símbolos concebidos no intento de poder.

Enquanto a única razão da existência da Ordem é, além da reconstrução do ser humano, fazer com que, nos recintos das reuniões, respiremos um ambiente neutro que não hostilize quem pensa diferente, pois Ela só admite homens livres e age em consonância com os ensinamentos de Jesus: fraternidade e respeito à liberdade.

Diante dessa afirmação só preciso dizer:

O ser humano é santo e pecador, santo porque fomos criados a imagem de Deus, pecador porque fomos expulsos do paraíso.

A perfeição é um caminho de aprendizado, alguns fazem opção por ele, outros rejeitam porque acreditam que o bem é ilusório. Mesmo tendo certeza de que a perfeição só será encontrada em Deus, a Maçonaria jamais se desviará desse caminho, não importa as intempéries, estaremos sempre de Pé e a Ordem aos seus ensinamentos.

Carlos Antônio de Lima – CIM 914 – Loja Templo de York Nº 7

OUTRAS NOTÍCIAS