Tempo - Tutiempo.net

Pesquisadores chineses clonam macaco rhesus que é o 1º a atingir a idade adulta no mundo

Pesquisadores chineses publicaram um artigo na revista Nature Communications, na semana passada, relatando o sucesso da clonagem e da sobrevivência de um macaco da espécie rhesus.
O estudo sugere que foi encontrada uma estratégia promissora de clonagem para primatas através da substituição de um tipo de célula que ajuda a fornecer nutrientes ao embrião, melhorando a compreensão dos mecanismos de clonagem reprodutiva em primatas e sua eficiência.
O macaco foi batizado de ReTro, em homenagem ao método científico empregado para criar o animal chamado de substituição trofoblástica (trophoblast replacement, em inglês).
Ele é o primeiro dessa família de primatas clonado a atingir a idade adulta e faz parte do projeto de pesquisa do Centro de Excelência em Ciência do Cérebro e Tecnologia de Inteligência e do Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências.
Através da substituição da placenta do embrião clonado por outra de um embrião produzido por uma técnica de fertilização in vitro, os cientistas reduziram o risco de defeitos no desenvolvimento que podem prejudicar a sobrevivência do embrião, utilizando menos embriões e mães substitutas.
A nova técnica poderia possibilitar o uso de primatas clonados em testes de drogas e pesquisas comportamentais.
SCS

OUTRAS NOTÍCIAS