Tempo - Tutiempo.net

Solenidade e homenagens marcam os 50 anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente

Sec. Meio Ambiente completa 50 anos e entrega prêmio de sustentabilidade

A solenidade dos 50 anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) foi realizada na quinta-feira (14), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador.

Na mesma ocasião, aconteceu a entrega do Prêmio Bahia Sustentável 2023, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Medalha de Mérito Ambiental, destinada a pessoas, empresas e instituições que tenham contribuído destacadamente para a manutenção da qualidade ambiental ou defesa do meio ambiente.

O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou o evento junto com o vice-governador Geraldo Júnior e o secretário do meio ambiente Eduardo Sodré, dentre outras autoridades.

“Estamos comemorando meio século de serviço prestado por este órgão tão importante para o meio ambiente, de controle.

O Conselho tem essa responsabilidade de botar à mesa todos os interessados. E esse é o papel do ambientalista. Cobrar os envolvidos, criticar, sugerir, pregar ações”, afirmou o governador, que também foi contemplado a Medalha do Mérito Ambiental.

O Cepram é um órgão do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), que tem por finalidade o planejamento e acompanhamento da política e das diretrizes governamentais voltadas para o meio ambiente, a biodiversidade e a definição de normas e padrões relacionados à preservação e conservação dos recursos naturais.

É também o mais antigo conselho ambiental estadual do Brasil, criado em 4 de outubro de 1973.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, falou sobre a importância das premiações.

“Entregar esses prêmios é uma forma de honrar aquelas pessoas que contribuem para o meio ambiente. É uma oportunidade única de agradecer a quem tem trabalhado e celebrar essas cinco décadas, além de pensar nos próximos 50 anos”, destacou Sodré.

Prêmio Bahia Sustentável

Os vencedores do Prêmio Bahia Sustentável receberam troféus e certificados que garantem o direito ao uso do selo “Prêmio Bahia Sustentável 2023”, além de terem seus trabalhos divulgados com a oferta de uma viagem técnica nacional para conhecer experiências inovadoras no país.

Nesta primeira edição, foram premiados seis projetos, ações, ideias e iniciativas, em três diferentes categorias: Ideia Sustentável; Tecnologia Social Sustentável e Gestão Municipal Sustentável, divididas em duas subcategorias, cada uma.

Os vencedores foram:

  • Categoria Ideia Sustentável:
  • Subcategoria Inovação Tecnológica: Composta Ilhéus/ Responsável: Grupo de Amigos da Praia.

Subcategoria Pesquisa Ambiental: Controle Alternativo de Pragas Agrícolas com a Utilização de Extratos Vegetais e Subprodutos da Produção Agrícola/ Responsável: Jucelho Dantas da Cruz

  • Categoria Tecnologia Social Sustentável:
    Subcategoria Cidade: Repense Reuse – Pela Sustentabilidade e Desenvolvimento Social/ Responsável: Associação Humana Povo para Povo.

Subcategoria Campo: Projeto Guardiões das Águas dos Rios Joanes e Jacuípe/ Responsável: Embasa.

  • Categoria Gestão Municipal Sustentável:
    Subcategoria Município com até 50 mil habitantes:
     Projeto Óleo pela Natureza – Empoderamento, Sustentabilidade e Transformação/ Responsável: Município de Riacho de Santana.

Subcategoria Município acima de 50 Mil habitantes: Projeto Renascente/ Responsável: Município de Caetité.

Homenagens

Além da premiação, algumas personalidades foram homenageadas pelo contribuição ambiental, dentre eles, o senador Jaques Wagner, idealizador da Medalha de Mérito Ambiental do Estado da Bahia, representantes de órgãos ambientais do Governo Federal, Estadual, dos Municípios, do setor empresarial e da sociedade civil organizada também serão agraciados pela medalha.

“É um programa para estimular quem atua nessa área tão importante hoje em dia, que é a preservação do ambiental, o combate ao aquecimento global com atos de responsabilidade não só do poder público, mas das instituições, da sociedade civil, das pessoas, dos pesquisadores. É um primeiro passo depois da criação e acontece num momento fundamental”, declarou o senador.

Lina Magali

OUTRAS NOTÍCIAS