Tempo - Tutiempo.net

Telescópio Hubble envia para Terra foto de Saturno.

© NASA. JPL/Instituto de Ciência Espacial

NASA e Agência Espacial Europeia publicaram uma foto tirada pelo telescópio Hubble de Saturno e seus anéis no ponto mais próximo do gigante gasoso à Terra neste ano.

A foto foi tirada em 20 de junho por uma câmera com zoom do telescópio da NASA Hubble. No momento, Saturno estava a cerca de 1,3 bilhão de quilômetros da Terra.

“Saturno possui muitos traços reconhecíveis, em particular seus característicos anéis, que agora estão inclinados em direção à Terra. Isso nos dá uma vista magnífica de sua brilhante estrutura gelada”, publicaram as agências no site do Hubble.

Ainda de acordo com as agências, a tonalidade âmbar que o planeta possui é resultada da emissão de nuvens de fumaça que derivam de reações fotoquímicas produzidas pela radiação ultravioleta do Sol no planeta.

Anéis de Saturno fotografados pelo Hubble
© FOTO/ NASA, ESA, A. SIMON (CENTRO ESPACIAL GODDARD) E M.H. WONG (UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA) Anéis de Saturno fotografados pelo Hubble

Além disso, debaixo desta camada externa de fumaça, nuvens de cristais de gelo de amônio se estendem pelo planeta, assim como camadas de hidrossulfeto de amônio e água. Também as franjas do planeta seriam causadas por ventos e nuvens em diferentes altitudes.

Hubble

O Hubble é um observatório espacial pertencente à NASA. Cientistas utilizam o aparelho constantemente para estudar corpos celestes.

O observatório foi construído pela NASA com a ajuda da Agência Espacial Europeia. Seu lançamento ao espaço se deu ainda em 1990.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS