Tempo - Tutiempo.net

VIDA

Vida - foto ilustrativa

A socialização enfrenta transtornos a despeito de que as redes sociais modificam a forma como nos relacionamos. Assim, evitemos exposições exageradas que dão margens a paranoias, pois se por um lado alguns preferem a discórdia, há quem queira debates inteligentes, diferente do opróbrio que, sem qualquer préstimo, desconstrói-se para ultrapassar os vinte e nove porque em seis décadas desaprendeu só para ter a solidão como companheira.

Princípios são regras que estabelecem decisões que servem de base que instruam as ações, eis que a finalidade da vida é promover conforto material e espiritual para construção dum mundo melhor.

E, para que tal aconteça, cultivemos a cultura por nos fazer compreender o outro. Mas há que termos em conta ser melhor falhar tentando algo complexo que satisfazer-se com o habitual.

Experimentemos, agir é validar a vida, mesmo em condições adversas, pois a ousadia propõe o crescimento, enquanto o simples crer é irracional, ao tempo em que, nossos valores hão de ter as qualidades de natureza física, intelectual e moral que despertem admiração.

No entanto, pisar nos pés duma chanceler não faz alguém estadista, ou desconhecer o que seja amar uma mulher: não a curte; não entende a volúpia que elas insinuam; uns só machos, homens nem pensar eis que, inábeis no tocar. Melhor seria deixar para quem realmente tem traquejo em graciosas curvas.

Vez em quando, reciclemo-nos para entendermos se estamos agindo a contento, uma vez que o verdadeiro ser humano é avesso tanto à ditadura militar como a civil. Ambas fecham lojas e matam quem deles discorda, inclusive irmãos.

Desse modo, sejamos convictos não no que aparenta ordem e verdade, pregações ufanistas que alteram a realidade ao ponto da completa inversão dos meios e dos fins, sem esquecer que Têmis hoje é calva.

Mas todos têm direito à liberdade de pensamento, implicando em mudar de convicção, direito à própria transcendência eis que a religião é definida como crença na existência de um princípio criador, ao tempo em que, todos são iguais perante a lei, mas por se sentir aviltada, dizem à boca pequena, que Maringá quer declinar da cidadania de alguém.

Contudo, evitemos distinções de qualquer natureza, não permitindo que a explosão do preconceito e do desrespeito às diferenças atinja raças, ideais, orientação sexual, níveis econômicos e graus de escolaridade.

Enquanto isso, os que não crêem se inserem na humanidade e são merecedores de respeito quanto os que crêem, pois harmonicamente convivem: o Grande Arquiteto do Universo, Oxum e Oxossi que, em dias festivos dançam e batucam, haja vista que a vida é uma constante viagem que qualifica o discernimento.

Mas, por favor, me informem, pois na qualidade de leigo espiritual desconheço quem seja o deus do enrustido pastor André Valadão.

Feira de Santana, 6 de julho de 2023.

Jessé da Costa Primo∴ Membro da Loja Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS