Tempo - Tutiempo.net

Governo federal diz não ter dinheiro para pagar contas do Itamaraty e até auxílio moradia

Os incríveis incompetentes

Ministro tem sido criticado por sua incapacidade de gerir o dinheiro da pasta.

A falta de vacinas e insumos para o desenvolvimento de imunizantes no país escancarou os  problemas criados pelo Itamaraty e outros integrantes do governo Bolsonaro com nações que poderiam auxiliar no combate à Covid-19.

Agora, a expectativa é de que essa posição de enfrentamento, em especial com a China, comece a fazer o Ministério das Relações Exteriores “sentir no bolso” e atrase diversos tipos de pagamentos nos próximos três meses.

Segundo informações do blog da jornalista Bela Megale, o Itamaraty já entrou em contato com diversos diplomatas para informar sobre os problemas financeiros da pasta.

Inclusive eles podem acarretar em atrasos no pagamento dos aluguéis de embaixadas e consulados, de contas de luz e internet, e até do auxílio moradia dos funcionários.

Ainda de acordo com o texto, a falta de dinheiro só deve ser resolvida quando o Governo Federal definir o orçamento para 2021, o que depende também do aval do Congresso Nacional.

O fato, porém, não é inédito: nos últimos anos, se tornou comum o governo iniciar um ano sem a previsão de gastos definida.

OUTRAS NOTÍCIAS