Tempo - Tutiempo.net

Inflação na Turquia vai para nível mais alto em 15 anos

Lira turca tem forte desvalorização e registra novo mínimo frente ao dólar — Foto: Murad Sezer/Reuters

No ano. a moeda turca já perdeu quase 40% de seu valor este ano contra o dólar.

A inflação na Turquia saltou para quase 25% em setembro sobre o ano anterior, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira, atingindo o nível mais alto em 15 anos e ampliando o foco sobre se o banco central será capaz de adotar outro forte aumento dos juros.

A magnitude do aumento – os preços saltaram 6,3% em relação ao mês anterior – superou de longe as expectativas e destacou o forte impacto da crise cambial sobre a economia e os consumidores.

A lira chegou a cair 2,15% contra o dólar após a divulgaççao do índice. Em seguida, reduziu suas perdas e passar a operar em queda de 0,9%. A lira perdeu quase 40% de seu valor este ano contra o dólar, afetada por preocupações sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan no banco central e uma disputa com os Estados Unidos.
Isso elevou os preços de tudo, de alimentos a combustíveis, e minou a confiança.

“O banco central terá que reagir a isso”, disse Inan Demir, economista de mercados emergentes do Nomura. “Isso não é algo que pode ser ignorado e eles terão que elevar os juros na próxima reunião.”

A inflação subiu para 24,52% em setembro na comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Instituto de Estatísticas Turco. Em agosto, a alta havia sido de 17,9%.
O salto mensal de 6,3% ficou bem acima da expectativa de 3,6% em pesquisa da Reuters com economistas.
No mês passado o banco central elevou os juros em 6,25 pontos percentuais, para 17,75%, para sustentar a lira e tentar conter a inflação.

Reuters

 

OUTRAS NOTÍCIAS