Saiba quanto tempo falta para você se aposentar

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Saiba quanto tempo falta para a aposentadoria com a calculadora do INSS

A plataforma Meu INSS, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem uma ferramenta que calcula quanto tempo falta para o trabalhador requisitar sua aposentadoria.

Ela também informa ao cidadão qual é a quantidade de pontos necessários para conseguir se aposentar por tempo de contribuição.

A calculadora segue a fórmula 85/95, que determina que a soma da idade e do tempo de contribuição deve totalizar 85 pontos para mulheres, e 95 para homens.

É importante lembrar que essa ferramenta é apenas uma simulação: caso o resultado indique que já é possível se aposentar, é preciso entrar em contato pessoalmente com o INSS para conferir se de fato pode receber o benefício.

Além da calculadora, o Meu INSS também permite realizar consultas e acompanhar informações sobre a sua vida laboral (história de trabalho), como contribuições previdenciárias, períodos trabalhados e diferentes empregadores.

Você pode fazer a simulação manualmente ou a partir do cadastro na plataforma Cidadão.br, informando nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Aprenda a usar a calculadora do Meu INSS no passo a passo a seguir.

Simulação manual

Passo 1. Acesse o Meu INSS;

Passo 2. Preencha o campo “data de nascimento”;

Passo 3. No campo “sexo”, selecione masculino ou feminino;

Passo 4. No campo “adicionar vínculo”, clique no símbolo +;

Passo 5. Preencha nos campos a data de admissão e a data de saída de cada trabalho. Essas informações podem ser encontradas nas páginas denominadas “contrato de trabalho”, na sua carteira de trabalho;

Passo 6. Realize os passos 4 e 5 novamente para cada empresa diferente onde trabalhou. Para facilitar o processo, aconselha-se ter sua carteira de trabalho em mãos. Após concluir o preenchimento, clique em “simular”, no canto inferior direito da página;

Passo 7. O tempo restante para sua contribuição aparecerá na tela. Para obter mais informações sobre o cálculo, clique em “detalhar”, no canto inferior direito;

Passo 8. Um documento em PDF com todos os dados referentes a sua aposentadoria será baixado automaticamente pelo navegador caso selecione a opção “detalhar”.

Mayara Dias

OUTRAS NOTÍCIAS