Tempo - Tutiempo.net

Renato Gaúcho lamenta morte de Valdir Espinosa

Valdir Espinosa e Renato no retorno ao Grêmio, em 2016 — Foto: Rodrigo Rodrigues/Grêmio

O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, lamentou a morte de Valdir Espinosa. O treinador campeão da Libertadores e do Mundial pelo clube em 1983 faleceu na madrugada desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, aos 72 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia no abdômen.

– Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis. Vai ser difícil superar mais essa perda, mas temos de seguir em frente. E tenho certeza que ele sempre estará nos olhando, cuidando e guiando. Vai com Deus meu grande amigo – disse Renato, via assessoria de imprensa.

Espinosa foi submetido a uma cirurgia no dia 17 no Rio de Janeiro e foi internado novamente três dias depois. Ainda não informações sobre velório e sepultamento.

Renato e Espinosa tinham um longa relação. Nos anos 1980, Espinosa foi o responsável por levar o então jovem atacante para o Grêmio. Os dois foram companheiros de time no Esportivo, de Bento Gonçalves, já no fim da carreira de Espinosa como jogador.

Anos depois, Espinosa assumiu o Grêmio como treinador e levou Renato junto para o antigo Olímpico. Juntos, a dupla foi responsável pelas maiores conquistas da história do Tricolor, a Libertadores e o Mundial Interclubes de 1983, esta com dois gols de Renato sobre o Hamburgo.

“Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis” (Renato Gaúcho)

Em setembro de 2016, Espinosa voltou ao Grêmio junto com Renato, na atual passagem do treinador pelo clube. Exercia o cargo de coordenador técnico. Esteve presente na conquista do Penta da Copa do Brasil no mesmo ano, até ser demitido do cargo em agosto de 2017.

A morte de Espinosa provocou luto no futebol brasileiro. Jogadores, personalidades e diversos clubes lamentaram a perda do ex-treinador. O Grêmio divulgou uma nota oficial (veja abaixo). Assim como o Botafogo, clube no qual Espinosa ocupava o cargo de gerente de futebol.

Confira a íntegra da nota do Grêmio

“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983.

Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor”.

Globo Esporte

OUTRAS NOTÍCIAS