Tempo - Tutiempo.net

Seleção tem nove titulares para a Copa

Seleção tem nove titulares para a Copa, e disputa na zaga e no meio-campo | seleção brasileira

Se Tite ainda tem entre cinco e seis dúvidas para a lista de 23 convocados da Copa do Mundo, as incógnitas sobre a seleção brasileira titular parecem se resumir a duas perguntas: Willian ou Fernandinho? Os dois jogadores testados na vaga de Renato Augusto, ex-titular que não pode ser descartado da disputa, tiveram boas chances nos amistosos contra Rússia e Alemanha.

A outra questão é: Thiago Silva ou Marquinhos? O veterano aproveitou bem as duas partidas, em que foi escalado por causa de sua sequência de jogos maior que a do companheiro de PSG.
Quando Neymar voltar, a equipe terá nove titulares: ele, é claro, além de Alisson, Daniel Alves, Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Coutinho e Gabriel Jesus.

Na defesa e no meio-campo estarão concentrados os maiores dilemas de Tite e sua comissão técnica para escolherem os 11 que iniciarão o Mundial no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov-on-Don.
Há 14 ou 15 atletas brigando pela titularidade. Fernandinho, Willian, Thiago Silva, Marquinhos, Miranda, não adianta esconder. Eles jogam muito nos clubes, na Seleção. E tenho outros procurando espaço para colocar pressão: Mas o técnico vai sempre exigir e desafiar desempenhos maiores, melhores – projetou Tite.

Nesse setor a questão não é apenas técnica. Se Willian for titular, Tite descola Coutinho para o centro e passa a ter uma Seleção mais leve, rápida e dribladora, com maior possibilidade de inspiração coletiva a partir do momento em que Willian, Coutinho e Neymar estejam juntos.
Por outro lado, com Fernandinho, o Brasil consegue comer espaços e tapar buracos de campo essenciais para que adversários perigosos desenvolvam seu jogo. Foi o caso da Alemanha, na vitória por 1 a 0 da última terça. O volante do Manchester City não tem criatividade tão aguçada, mas permite que Paulinho se adiante ainda mais.
Essa vaga foi de Renato Augusto até o fim do ano passado, mas seu período sem atuar na China, por férias da temporada local, e o nível de confrontos que ele tem na Ásia, acabaram tirando seu espaço. Como ele tem a estima elevada entre todos no grupo, e características ainda diferentes tanto de Willian como de Fernandinho, é bom sempre considerá-lo.

O treinador considera Marquinhos e Thiago Silva titulares, mas o “problema” é que Miranda tem jogado demais, em quantidade e qualidade, na Seleção. Então Tite terá de escolher entre um dos dois do PSG. Marquinhos esteve à frente durante a trajetória do técnico, mas Thiago se recuperou. Titular contra Rússia e Alemanha, teve ótimo desempenho. O Brasil não sofreu gols.

Marquinhos teve uma lesão muscular em fevereiro, e isso o afastou de jogos do PSG, enquanto Thiago Silva esteve em campo por oito jogos seguidos. Por isso, a escolha de Tite.
Tu fecha o olho e é um melhor do que o outro. Um fio de cabelo pode decidir – analisou o comandante sobre a disputa na zaga.
Em meados de maio, Tite anunciará os 23 convocados para a Copa do Mundo. Esses nomes são certeza absoluta na lista. Agora, os titulares só serão conhecidos após o início dos treinos e no amistoso do dia 3 de junho, contra a Croácia, provavelmente em Liverpool.

Alexandre Lozetti

OUTRAS NOTÍCIAS