Tempo - Tutiempo.net

Sudesb Folia lota ruas do Centro Histórico com mais de duas mil pessoas do meio do esporte

Desportistas abrem o carnaval no Pelourinho

As ruas do Pelourinho foram o palco mais uma vez de uma verdadeira multidão do mundo dos esportes nesta quinta-feira (8). Desta vez, iniciando as celebrações do dia no tradicional Circuito Batatinha, no bairro do Centro Histórico de Salvador, o Sudesb Folia – Esporte por Toda Parte foi um sucesso mobilizando mais de duas mil pessoas dentre gestores, servidores, atletas, treinadores.

Em sua maioria, beneficiários dos programas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A alegria, a animação e a integração foram ingredientes que não faltaram ao longo do circuito e das músicas, como o caso de Lucimeire Santana, aposentada e aluna do projeto da Sudesb em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Natação em Rede 5.

Ela participa pela primeira vez do projeto após uma cirurgia no joelho. “Essas festas ajudam a esquecer os problemas. Até as dores somem. Subi e desci essas belas ladeiras e não estou sentindo nada. Para nós de mais idade, podemos nos distrair e participar de muitas coisas com esse projeto”.

Para sua amiga, Eliane Santana, que também é aposentada e aluna de hidroginástica na Piscina Olímpica da Bahia, mas desde a primeira edição do projeto, a festa estava maravilhosa como na sua segunda edição no ano passado, que ela presenciou.

“Todos os alunos e todo mundo se divertindo na paz, além das músicas e tudo mais. Isso segue os projetos da Sudesb porque estar desde o início nesses programas e ações é a coisa mais maravilhosa que aconteceu na minha vida. Só posso agradecer ao governador e à Sudesb”.

Atrações

A partir da concentração em frente à igreja de São Francisco, na Praça Terreiro de Jesus, às 13h30, o público seguiu com fanfarras nos ritmos de marchinha, axé e músicas da folia momesca para o Largo de Tieta, onde aconteceram atrações surpresas. Durante toda a festa, além das alegorias, tocaram as bandas Fanfarra do Farias, Kombi Arte e Banda, Yayá Muxima e Bandbar no Bailinho.

A aluna Lúcia Maria dos Santos comentou que tudo foi muito animado ao lado do seu filho e sua amiga com a filha. Eles, que moram, respectivamente, em Tancredo Neves e Águas Claras, fazem aulas juntos no Natação em Rede. Seu filho, Osmar Ribeiro, de 16 anos, já curtiu o Sudesb Folia antes e está adorando essas suas novas experiências de carnaval de fanfarras e no Pelourinho. “Amei curtir com os conhecidos com muita animação e segurança. Dá vontade de vir mais.”

Na sua terceira edição, após a primeira ser executada no Dique do Tororó, os foliões do bloquinho da Sudesb tiveram direito a uma camisa oficial e água mineral por todo circuito.

O forte sol da tarde não foi capaz de diminuir o entusiasmo de todos na integração, como no caso de 25 alunos do núcleo de São Marcos do Esporte por Toda Parte, que curtiram desde o circuito até os shows.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a oportunidade de integração nessa ação lúdica, cultural e recreativa.

“Está sendo um momento de congraçamento, diversão e celebração dos nossos projetos sociais e seus alunos, além dos nosso colegas servidores e do meio do esporte, em um lugar, que respira a cultura baiana e do Carnaval, que é o belíssimo Pelourinho e o circuito Batatinha.

É muito bom ver crianças, adultos e até muitos idosos curtindo juntos com uma organização especial. Já é um evento carimbado no calendário do Carnaval do Governo do Estado por tudo isso”, comenta Vicente.

Sudesb

OUTRAS NOTÍCIAS