Tempo - Tutiempo.net

AUSENTE, ACM É DETONADO EM PRIMEIRO DEBATE

ACM Neto falta ao primeiro debate

No primeiro debate das eleições deste ano, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), no Canela, em Salvador, na noite de segunda-feira (22), os candidatos à prefeitura centraram artilharia pesada em ACM Neto (DEM), ausente ao encontro. O candidato Pastor Sargento Isidório (PDT) também não participou.

A candidata Alice Portugal, do PCdoB, disse que a educação é “menosprezada pelo atual prefeito”, e que, se ela for eleita, o segmento “terá prioridade” em seu programa, assim como a construção de creches, cujo déficit em Salvador gira em torno de 145 mil vagas.

Ela criticou a ausência de ACM Neto. “O prefeito tem situação confortável e ainda assim não quer se expor em debates. Quero aqui de maneira solene e concreta dizer que o prefeito desrespeita a academia baiana quando se ausenta do primeiro debate realizado por Salvador e para Salvador”.

Atual vice-prefeita, a candidata Célia Sacramento (PPL) afirmou que os valores investidos nas escolas “não são reflexos apenas de falta de verba”.

“Claro que falta recurso para educação. Com o que se tem, o que pode ser feito. Aí é a gestão. Em salvador há uma carência de creches. É uma questão de escolhas e análises de custos. Recusamos valorizar os professores. São as escolhas na gestão dos recursos que fazem a diferença”, disparou Célia.

Candidato pelo PP, Claudio Silva também escolheu o tema educação como um dos maiores problemas da capital baiana.

“Vimos o nosso prefeito viajar para o Vale do Silício com o secretário da Educação, quando eu tenho dito que ele deveria ir para o Vale da Muriçoca”. Ele também criticou o modelo de carnaval da gestão atual.

“O Carnaval, lamentavelmente, na nossa cidade, virou um evento comercial, não cultural”.

O candidato do PSOL, Fábio Nogueira, focou seu discurso na redução de investimentos para universidades.

Ele afirmou que “a educação em Salvador foi “abandonada” pelo prefeito. “O caminho é a gestão democrática, é a participação popular, o que não acontece na gestão de ACM Neto”.

Da Luz, que concorre pelo PRTB, focou suas críticas também na educação. “Não sei como o prefeito consegue colocar a cabeça no travesseiro para dormir”.

Questionado sobre a morte de negros em comunidades pobres, ele disse que “toda vez que você não dá um lápis para uma criança você dá a possibilidade para ela pegar um revólver mais à frente”.

OUTRAS NOTÍCIAS