Tempo - Tutiempo.net

Ferramenta on-line vai intensificar acompanhamento da agricultura familiar

Ferramenta 0n-line acompanhar agricultura familiar

Os empreendimentos da agricultura familiar baiana, apoiados pelo Governo do Estado, conheceram, nesta terça-feira (13), o Sistema de Monitoramento de Resultados das Organizações apoiadas pelo Projeto Bahia Produtiva (MonitoraBP).

Trata-se de uma ferramenta digital, desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para monitorar e acompanhar mensalmente o desempenho econômico e financeiro das cooperativas e associações.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, reforçou a importância da corresponsabilidade de todos os envolvidos na construção e utilização dessa nova ferramenta, para aperfeiçoá-la cada vez mais.

“Vamos dar um passo à frente, colocando a cooperativa em um lugar onde esteja por dentro de tudo o que está acontecendo na sua atividade econômica, com a disponibilização das informações, o que irá ajudar, também, na tomada das decisões gerenciais”, afirmou.

Dailson Andrade, gestor de Mercados da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), participou da aplicação piloto do MonitoraBP.

Ele destaca que a ferramenta é fundamental. “Nós avaliamos, enquanto participantes diretos desse projeto, que isso vai facilitar muito, principalmente o registro e acesso a essas informações, que nós já possuíamos, mas de uma forma ainda não organizada e manual.

A CAR e o Projeto Bahia Produtiva estão dando um passo importante na era das informações e de sistematização de resultados econômicos dos empreendimentos apoiados”.

Para o coordenador-geral do Projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, é indiscutível a importância dessa ferramenta, para o monitoramento dos resultados das cooperativas e para o dia a dia das organizações apoiadas.

“Por meio da estratégia das alianças produtivas, adotada pelo Bahia Produtiva, foram realizados investimentos na profissionalização da gestão e na qualificação das atividades das cooperativas e a sistematização das informações neste sistema vai mostrar esses resultados”, disse.

O sistema
O MonitoraBP terá informações como a receita mensal, vendas, relação dos principais clientes, registro da compra da produção dos cooperados, checklist com a gestão e organização para o mercado, planejamento da produção e dados sobre a assistência técnica da gestão e da base produtiva.

Entre outras informações importantes para mensurar os resultados do empreendimento e, consequentemente, medir o impacto do Projeto Bahia Produtiva.

O projeto
O Bahia Produtiva seleciona organizações da agricultura familiar, por meio de editais de chamada pública, e apoia projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nos 27 Territórios de Identidade do Estado, desde 2015.

Por meio do projeto são apoiados, com assistência técnica, infraestrutura e equipamentos, os sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, como a mandiocultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, fruticultura e piscicultura, entre outros.

SDR/CAR

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS