Tempo - Tutiempo.net

GEDDEL MANTEVE O CARGO, MAS PERDEU A COBERTURA

Apenas um puxão de orelho e a perca do apartamento

A intromissão do ministro da Secretaria e Governo da Presidência, Geddel Vieira Lima, numa área completamente fora de sua competência não apenas lhe fez perder seu apartamento de R$ 2,4 milhões no condomínio La Vue, na Ladeira da Barra, em Salvador, mas também causará a inevitável modificação drástica no projeto original do empreendimento, que era de ter 100 metros de altura (aproximadamente 32 andares).

O novo ministro da Cultura, Roberto Freire, já avisou que não vai questionar o parecer do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A edificação que desrespeita o patrimônio histórico da Bahia, pelo fato de o empreendimento estar numa área tombada.

Na queda de braço entre Geddel e seu próprio orgulho (ao não pedir demissão do cargo), o peemedebista consegue pelo menos por ora se manter no governo, mas causará danos financeiros a ele mesmo e aos donos do ‘monstrengo da Ladeira da Barra’, como o prédio foi apelidado por vereadores e arquitetos de Salvador.

A autorização que a superintendência do Iphan na Bahia deu para construção do condomínio foi baseada em um estudo interno e sem valor legal.

Documento que liberou a obra foi assinado por um profissional sem qualificação para julgar o impacto paisagístico em uma área de bens tombados como a que está inserido o espigão e contrariou estudos técnicos anteriores, que indicavam a necessidade de proteção da região em que está inserido.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS