Tempo - Tutiempo.net

Governador Jerônimo determina que segurança e justiça apurem duplo homicídio de indígenas

Governador Jerônimo determina apuração do assassinato de dois indígenas

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse nesta quarta-feira (18) que determinou às forças de segurança e justiça do estado que acompanhem e apurem o duplo homicídio de dois indígenas, na tarde desta terça-feira (17), no município de Itabela, no Extremo Sul.

“Desde ontem, quando fui informado dos acontecimentos com indígenas no extremo sul baiano, determinei que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Humano acompanhem e apurem este fato lastimável e inaceitável”, escreveu o gestor em suas redes sociais.

Segundo Rodrigues, também foi determinado o reforço imediato do patrulhamento ostensivo na região, conhecida pelos conflitos por terra entre os povos origiários e fazendeiros.

A operação, de acordo com o governador, está em curso. “Não iremos tolerar qualquer tipo de violência”, garantiu.

O DUPLO ASSASSINATO
No fim da tarde de ontem (17), dois indígenas da etnia pataxó foram assassinados a tiros em um trecho da BR-101, nas proximidades do distrito de Montinho. As vítimas foram identificadas como Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e Nawy Brito de Jesus, de 16 anos.

Informações de testemunhas dão conta de que os dois trafegavam pela via em uma moto e estavam sendo perseguidos por homens a bordo de um carro. Conforme os relatos, as vítimas foram derrubadas, rendidas e executadas com vários tiros, inclusive na cabeça.

O crime aconteceu na entrada de uma propriedade rural ocupada há cerca de um ano por 19 comunidades pataxó.

Os ocupantes da área reivindicam a homologação da área, que fica entre os municípios de Porto Seguro e Prado, para que haja demarcação e sofrem com reiterados ataques de ruralistas.

DELEGADOS E INVESTIGADORES DA PC INTENSIFICARAM ATUAÇÃO
Em comunicado à imprensa, no início da tarde desta quarta-feira (18), a Polícia Civil da Bahia informou que reforçou as equipes no Sul do estado para acelerar a elucidação das duas mortes em questão.

Segundo o órgão de polícia, delegados e investigadores da 23a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) estão realizando levantamentos e ações de inteligência na região.

Após o ocorrido, informou a nota, guarnições das polícias Militar e Rodoviária Federal passaram a promover varreduras na região.

“Todas os policiais estão em campo levantando informações e buscando possíveis testemunhas, além de imagens. Importante acrescentar que equipes do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) da PC estão dando apoio na apuração”, explicou o titular da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno.

Damasceno também acrescentou que informações sobre o caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).

OUTRAS NOTÍCIAS