Tempo - Tutiempo.net

Governo do Estado vai investir R$ 28 milhões em qualificação de mão de obra na Bahia este ano

A Bahia capacita mão de obra

A notícia de que a BYD – maior fabricante de carros de energia limpa do mundo, deve gerar dez mil postos de trabalho diretos e indiretos no estado, tem promovido uma corrida na busca por cursos de qualificação profissional para a seleção da montadora chinesa.

Para auxiliar os trabalhadores interessados em uma dessas vagas, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o Senai de Camaçari, vai disponibilizar, nesta primeira etapa, 500 vagas para quatro cursos gratuitos, com inscrições até a próxima sexta-feira (5).

Esta é apenas uma das iniciativas da secretaria, que em 2024, deverá investir R$ 28 milhões na preparação de mão de obra, para o mercado de trabalho na Bahia.

Estudante do último módulo do curso técnico em eletromecânica no Senai de Camaçari, Ederson Cerqueira Santos já garantiu a inscrição no curso de manutenção de máquinas industriais voltado para a seleção na BYD. Ele quer ainda mais qualificação para garantir a tão sonhada vaga.

“Os cursos oferecidos pelo Senai são muito bons, sendo uma ótima oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, especialmente com a constante evolução da tecnologia e das indústrias. Com mais uma qualificação vou me destacar ainda mais no mercado de trabalho e colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Essa vaga na BYD é uma oportunidade única, de ouro”, disse Ederson, entusiasmado.

Para o gerente da unidade do Senai Camaçari, Sérgio Martins, esta é mais uma parceria exitosa com o Governo, especialmente para a indústria automotiva.

“Aqui oferecemos tanto atividades teóricas quanto práticas, proporcionando uma formação abrangente aos participantes. Essa iniciativa certamente contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Sérgio.

A estrutura do Senai conta com 19 salas de aula, seis laboratórios de informática e dois galpões de curso prático. A unidade também foi responsável pelo projeto Amazon, que qualificou mão de obra para a empresa automobilística Ford.

Para a BYD serão ofertados os cursos de operador de produção veicular, auxiliar de linha de produção, mecânico de manutenção de máquinas industriais e inspetor de qualidade.

Podem se inscrever trabalhadores (as) sem ocupação, a partir de 16 anos, com ensino médio completo, cadastrados (as) nas agências do Sistema Nacional de Emprego – SineBahia. A carga horária é de 200 a 260 horas.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente através dolink https://forms.office.com/r/xw3d7E5xMj, nos principais canais digitais da Setre (www.trabalho.ba.gov.br e @setrebahia) e do SineBahia (@sinebahiaoficial).

Simônica Capistrano

OUTRAS NOTÍCIAS