Tempo - Tutiempo.net

Jutahy disse que o mensalão foi um “troco” perto do petrolão

Jutahy diz que impeachment é solução

Em discurso feito ontem na tribuna da Câmara, o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) disse ter a convicção de que o Brasil não sairá do “atoleiro econômico, político e moral” enquanto o governo da presidente Dilma Rousseff e do PT sobreviverem.

“Corrupção sempre existiu entre prefeitos, vereadores, funcionários públicos, ministros, até o presidente da República, mas nunca o Estado brasileiro foi assaltado por um partido para fazer um modelo de corrupção que se transformou numa necessidade de governança”, disse o deputado, argumentando que os governos petistas, do ex-presidente Lula e de Dilma Rousseff fizeram da corrupção um “método para governar”.

Lembrando ter participado desde o início do processo de apuração do mensalão, Jutahy destacou a importância, naquele episódio, do Legislativo na condução da CPI dos Correios e recordou ter ido muitas vezes à tribuna da Câmara, na época, afirmar que o país assistia ao maior escândalo de corrupção de sua história.

– Pensei que o PT e os governos do PT tinham aprendido com aquela trágica experiência, mas, para minha surpresa e para minha tristeza, vejo hoje que o mensalão virou troco em relação ao petrolão.

– Aquilo que era um valor gigantesco, R$ 146 milhões de roubo no mensalão, virou vírgula nos bilhões do petrolão, afirmou o deputado.

Ele advertiu, entretanto, que, embora deseje que o país saia da crise, tem hoje a convicção absoluta de não ver condições políticas de a liderança da presidente Dilma levar a este desfecho.

“Não vejo isso! Tenho dito às pessoas que me perguntam qual é a minha posição que tenho absoluta certeza de que vamos encontrar um caminho dentro da legalidade, dentro da Constituição, dentro do espírito democrático que o Brasil conquistou, para a saída desta crise. Já disse e repito aqui: se houver o processo de impeachment, podem contar com o meu voto. A Presidente Dilma terá o meu voto pela sua saída”, finalizou.

Assessoria

OUTRAS NOTÍCIAS