Tempo - Tutiempo.net

Lula pode vir a Bahia no 1º turno impulsionar campanha de Jerônimo

Lula e Jerônimo

A vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Bahia durante o primeiro turno ainda não foi descartada por seus correligionários no estado.

Fontes ligadas à cúpula petista local afirmam que, diferentemente do publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, as conversas para encontrar um espaço na agenda de Lula continuam entre os diretórios nacional e estadual da sigla.

“Nada decidido. Estamos dialogando com o PT nacional sobre a construção da agenda Nordeste. Não há data definida. Seguimos tentando montar o quebra-cabeça”, disse uma liderança do PT baiano ao Bahia Notícias, sob condição de anonimato.

Na semana passada, a coordenação nacional da campanha de Lula pediu que o PT baiano sugerisse duas datas para a vinda do candidato presidencial ao estado.

O entorno de Jerônimo Rodrigues (PT), postulante ao governo do estado pelo partido, indicou os dias 22 e 23 de setembro como opções. Mas não houve acordo para nenhuma das datas.

A falta de entendimento em relação às datas fez com que a vinda de Lula para a campanha petista na Bahia ainda no primeiro turno fosse praticamente descartada nesta terça-feira (20) pelas lideranças estaduais da legenda.

Mas novas conversas mudaram o clima no entorno da campanha e devolveram o otimismo sobre a vinda do ex-presidente.

O PT baiano desejava uma visita de Lula com passagens por Salvador e por Feira de Santana.

Atualmente, a ideia de uma ida a Feira de Santana é tratada internamente como praticamente impossível, mas o partido ainda trabalha com a possibilidade de uma vinda para a capital baiana até o próximo dia 29 de setembro.

“Ontem, a vinda de Lula estava quase descartada. Hoje, mudou tudo. Estão muito otimistas para a vinda de Lula ainda nos próximos dias”, confessou ao Bahia Notícias um integrante do núcleo de campanha de Jerônimo.

A expectativa pela vinda do correligionário é grande. A campanha de Jerônimo entende que o presidenciável é fator preponderante para que o petismo consiga mais uma “virada histórica” nas eleições para o governo da Bahia.

De acordo com a pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira (21), Lula tem 62% das intenções de voto no estado (veja aqui).

A campanha avalia que Jerônimo tem potencial para obter 70% de transferência do voto lulista, o que faria com que o candidato petista ao governo da Bahia alcançasse aproximadamente 43% da preferência do eleitorado.

Hoje, segundo o Datafolha, Jerônimo tem 31%, atrás do seu principal adversário, ACM Neto (União), que tem 48%

Lula Bonfim

OUTRAS NOTÍCIAS