Tempo - Tutiempo.net

Música, teatro e artes visuais marcam programação na última semana de março

Carlinhos Brown

Música, teatro, artes visuais e tecnologia marcam a programação cultural da capital baiana na última semana de março.

O destaque fica com o cantor Carlinhos Brown, que realiza a quarta edição do Sarau Kids – Encontros de Verão com Paxuá e Paramim 2017, no próximo dia 25, às 16h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA).

Acompanhado dos personagens mirins que dão nome ao evento, Carlinhos Brown promete mais um show memorável para a criançada, com as participações de Rafa Gomes, João Vitor Mafra, Lia Gomes, Maria Vittória e Duda Bonini, do The Voice Kids, além dos vocalistas Mila e Rogério, da banda DoReMiLá, e Rafa Chagas, Paula Sanffer e Gato Preto, da Mukindala.

A abertura dos portões será às 14h30. Com entrada gratuita, o sarau tem patrocínio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura).

Os ingressos para o evento poderão ser acessados na bilheteria do Teatro Castro Alves, a partir do dia 20. Cada pessoa pode retirar até dois convites por CPF.

Além dos espetáculos musicais, o Sarau Kids oferecerá duas oficinas criativas de artes plásticas aos alunos da Escola Pracatum e moradores do bairro Candeal e comunidades adjacentes.

O cronograma prevê a realização das oficinas de ‘Esculturas, Adereços e Colagens’ e ‘Ambientação e Ornamentação’, na sede da Pracatum e no Guetho Square, em uma data a ser definida logo após o evento.

Teatro

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, a Outra Companhia de Teatro leva três espetáculos do seu repertório para o Festival Maré de Março. São eles: ‘Ruínas de Anjos’, no dia 27, ‘O que de Você Ficou em Mim’, no dia 28, e ‘Sobejo’, no dia 31.

As apresentações acontecem na Casa d’A Outra, localizada no Edifício Centro Comercial Politeama, sempre às 20h. O grupo foi um dos contemplados no edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos, com duração de dois anos, do Fundo de Cultura do Estado.

Ao todo, o festival reunirá 29 espetáculos (exclusivamente de rua/realizados em espaços alternativos), com foco na relação do teatro com a cidade e terá o acompanhamento de curadores de festivais, debates e oficina voltada para a circulação nacional e internacional de espetáculos.

O festival é uma produção do grupo de teatro Vilavox.

Nesta edição, o festival dedica parte da programação ao público infantil e lança a Plataforma de Teatro Para a Infância e Adolescência (Plateia).

Nos finais de semana, antes dos espetáculos, um grupo de recreadores se encarrega de entreter a criançada com muita brincadeira.

A programação concentra-se em teatro e circo, mas inclui shows musicais que flertam com a linguagem teatral e circense.

Vídeo Mapping

O Centro Histórico de Salvador será palco de uma fusão entre arte e tecnologia durante o SSA Mapping. O primeiro festival de vídeo Mapping da capital baiana acontece no dia 25, na Praça Municipal.

A programação é gratuita e inclui trabalhos de artistas visuais do Brasil e do exterior, além de uma Mostra Aberta e atração musical.

Com patrocínio do Fazcultura, o festival é resultado uma parceria entre as produtoras Baluart e Ilimitado. O objetivo é movimentar a cena das artes visuais em Salvador, promovendo a troca de experiências entre artistas e criando diálogo entre artes, intervenção urbana e história.

Com curadoria da artista visual paraense Roberta Carvalho, o SSA Mapping terá, na Mostra Principal, obras criadas a partir da paisagem e da história do Centro Antigo de Salvador e do entorno.

Além da própria Roberta, artistas visuais da Colômbia (Optika VJ), de Santa Catarina (VJ Vigas) e da Bahia (VJ Gabiru) levarão seus trabalhos para a “tela de projeção” – a fachada do Palácio Rio Branco.

No dia 25, a noite será encerrada com o show de ÀTTØØXXÁ e OZ, dupla que uniu as referências eletrônicas e do pagode feito nas ruas da Bahia para criar uma seleção de sons suingados presentes no disco BLVCKBVNG.

Ascom/Secult

OUTRAS NOTÍCIAS