Tempo - Tutiempo.net

Caruru com mais de 40 anos teve data antecipada em um dia, quebrando a tradição

Teve data antecipada em um dia, quebrando a tradição

Festa Santa Bárbara Centro de Abastecimento

Há mais de 40 anos o Centro de Abastecimento reverencia Santa Bárbara, para os católicos, e Iansã, para o povo de santo. E todos a festejam juntos, ao som dos atabaques e muita água de cheiro e regidos pelo ijexá.

No sábado, mais uma vez os fieis invadiram o entreposto comercial para confirmar a sua mais fiel tradição.

Nestas quatro décadas, quem foi ao Centro de Abastecimento participar da festa e render suas homenagens a IANSÃ, além de participar dos eventos religiosos, comeu o também tradicional caruru, servido para três mil pessoas.

Este ano, as comemorações foram antecipadas em um dia – seria no domingo, mas os organizadores acharam por bem realiza-la no sábado.

Com isso a tradição foi pela primeira quebrada. Muitos não concordaram com a ideia mas nada puderam fazer.

A missa solene foi celebrada pelo arcebispo dom Zanonni, que destacou a importância da santa, bem como as festas que acontecem em sua homenagem.

“Festejar Santa Bárbara é uma obrigação de todos nós, povo do axé”, afirmou Joseildon Nascimento, que participa do evento há mais de 20 anos.

“O caruru tem todo um significado religioso e importante para todos nós”. O cortejo percorreu ruas do entreposto, com algumas imagens de santos.

O caruru foi servido ao povo a partir do meio-dia, como  acontece nos últimos anos, no Restaurante Popular. “Mais uma vez participou da festa mais tradicional. Isso é bom, porque mantemos viva nossa tradição”, disse o agricultor Deolino Lima.

cljornal com informações da Secom

OUTRAS NOTÍCIAS