Tempo - Tutiempo.net

CCZ recolheu cerca de 80 animais em janeiro

Animais soltos em via pública representam perigo. Isso todos sabem. No entanto, dados do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CZZ) apontam que proprietários de equinos, muares e bovinos insistem na prática irregular.

Somente este ano, até o dia 4 de fevereiro, o órgão retirou das ruas 86 bichos de grande porte – cavalos, jegues e bois. E já foram realizadas quatro operações noturnas, que resultaram em 28 animais recolhidos. A última, na quinta-feira, 4, totalizou nove.

Foram encontrados, principalmente, na região do Centro de Abastecimento, na avenida Eduardo Froes da Motta (anel de Contorno), no trecho entre os bairros Feira IX e Nova Esperança, além do Feira VII, Santo Antônio dos Prazeres e Morada do Sol.

Em 2013, as operações retiraram das ruas 737 animais de grande porte. A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, observa que esses animais representam perigo à sociedade, até mesmo amarrados em vias de grande movimento de veículos. “Porque podem se soltar a qualquer momento e causar um acidente”, afirma. Nestas condições, eles também são recolhidos.

Os trabalhos contam com o apoio de prepostos da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Concessionária Via Bahia e da cavalaria da Polícia Militar.

Os animais são levados para o órgão, na avenida de Contorno, no bairro Jussara, quando serão submetidos a chipagem. É introduzido na pele um chip que permite o controle e identificação dos proprietários, através de um leitor.

Para reaver o seu bicho, os donos têm que pagar multa de R$ 75,00, se for a primeira vez que é levado ao órgão. Em caso de reincidência paga-se R$ 150,00.

“As pessoas devem se conscientizar que Feira de Santana já não comporta mais criar animais na zona urbana. Eles representam perigo e podem transmitir doenças”, diz Mirza Cordeiro.

A população também pode denunciar animais soltos ligado para o CCZ através do número (75) 3614-3613.

 

Fonte: Redação com informações da Secom / Foto: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS