Tempo - Tutiempo.net

Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão será formada no município

Os primeiros acordes da Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão, produzidos por instrumentos de melodia, harmônicos e de percussão, começaram ser ouvidos na tarde desta quarta-feira, 30, na Escola Municipal Elizabete Johnson, nas Baraúnas.

Os 30 instrumentos, entre violinos, contrabaixos, flautas, tubas, saxofone e xilofone, foram entregues pelo prefeito José Ronaldo, como parte do projeto recém-lançado pela Prefeitura, Música na Escola.

Os instrumentos contemplaram sete escolas dessa região da cidade.

A orquestra é umas das quatro atividades que estão sendo implantadas pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação – as outras são “Instrumenta” – vai oferecer aulas de teclado, acordeom, flauta e violão – “Cantando na Escola” – formação de corais – e “Música em Ação”, que será desenvolvida na Escola Geraldo Dias de Souza, no distrito de Humildes, e constitui a formação de uma fanfarra.

Coordenadora do programa e regente, Rosa Eugênia Vilas Boas reconhece que a iniciativa de levar música à escola oportuniza o aluno em ter acesso a mais uma linguagem: a artística.

“Além de atender o desejo de muitos jovens em apreender a tocar, os instrumentos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor”, afirma.

De acordo com a coordenadora, os integrantes da orquestra – com idades acima dos nove anos – serão selecionados após uma entrevista.

“Faremos o convite aos alunos e aqueles que demonstrarem o desejo e habilidade poderão ser selecionados”, explica. As aulas serão ministradas por um dos 36 profissionais contratados.

Na oportunidade, o prefeito José Ronaldo convidou alguns estudantes, que participavam do ato de entrega, a escolher um dos instrumentos para um breve ensaio. Não faltou quem levantasse o dedo demonstrando o desejo de segurá-los e emitir as primeiras notas musicais.

SEDE E DISTRITOS

O estudante do 2º ano Saulo da Silva, 8 anos, ficou entusiasmado ao segurar o clarinete, que, segundo ele, representa um de seus sonhos. O garoto já participa do coral da igreja, onde toca flauta. “Gosto de música e mais ainda em tocar instrumentos”, revelou.

Música na Escola vai contemplar 7 mil alunos de 79 escolas da sede e distritos. Segundo o prefeito José Ronaldo essa iniciativa representa mais um dos esforços do Governo Municipal em ofertar aos alunos da rede um ensino de qualidade. “É um belíssimo projeto e que tem tudo para dar certo”, assegurou o prefeito.

SECOM

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS