Tempo - Tutiempo.net

QUANDO A HISTÓRIA ENCONTRA A SAÚDE

reprodução

Este livro traduz um encontro entre dois campos diferentes do conhecimento, mas que estabelecem um diálogo íntimo: a História e a Saúde.

É resultado de investigações realizadas em centros de pesquisa brasileiros especializados em História da Saúde e agrega a escrita de pesquisadores de diferentes gerações.

Por meio da sua leitura, é possível acompanhar discussões sobre processos e sujeitos históricos, suas interfaces com marcadores sociais como classe, gênero e raça, em temas como assistência, doenças e suas implicações sociais, artes de curar e instituições de ensino, pesquisa e formação.

No contexto atual, marcado por políticas neoliberais e pelo desmonte dos bens públicos de saúde, nada mais oportuno do que compreender como as pessoas lidaram com as questões de saúde no passado para nos situar e agir frente aos desafios da atualidade.

Entre os autores deste livro, Dr. João Batista de Cerqueira, médico conceituado, atuante em Feira de Santana,  no capítulo de sua autoria ele faz a abordagem sobre a grave epidemia provocada pelo Cólera-morbo, que se abateu sobre a Bahia, entre os anos de 1855 e 1856, vitimando cerca de 40.000 mil pacientes.

Em Cachoeira, foco principal do  texto, a epidemia foi determinante para o fechamento do Hospital São João de Deus, que é uma unidade operacional da Santa Casa de Misericórdia.

O Livro QUANDO A HISTÓRIA ENCONTRA A SAÚDE, será lançado dia 11 de dezembro de 2020, às 19 horas.

ANPUH/CLJORNAL

OUTRAS NOTÍCIAS