Tempo - Tutiempo.net

Semana do Diabético em Feira

 

Na manhã desta segunda-feira (11) foi aberta a Semana em Comemoração ao Dia Mundial do Diabético, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde. As atividades prosseguem até a próxima quinta-feira (14) com diversas ações promovidas também pelo CADH. No órgão são atendidos 3.500 pacientes.

A iniciativa foi do I Programa de Educação Continuada para Pacientes Diabéticos, da Assistência Farmacêutica. Participaram, sobretudo, pacientes cadastrados no CADH. Nas oficinas receberam instruções sobre uso correto de medicamentos, importância da prática de atividades físicas e alimentação correta.

A abertura contou com a presença da secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, que destacou a importância da iniciativa como momento de fortalecer o controle da doença e conscientizar os pacientes para que tenham uma melhor qualidade de vida.

A coordenadora do CADH, Andréia Silva, ressaltou que estimativas apontam que em Feira de Santana existem 9.894 portadores do diabetes cadastrados e acompanhados pela Atenção Básica. Os dados foram levantados entre janeiro a setembro pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Já a oferta de medicamentos para o controle da doença foi destacada pelo coordenador da Assistência Farmacêutica, Juraci Leite. Ele afirmou que o Município tem garantido insulina dos tipos NPH e Regular aos pacientes. Contudo, os análogos de insulina somente para as 600 pessoas já cadastradas no Programa Diabetes: Vivendo Sem Fronteira, uma vez que o fornecimento passou a ser de competência do Estado.

As atividades da Semana prosseguem nesta terça-feira (12) com café da manhã, aulas de dança, relaxamento, aferição de pressão e testes de glicemia no CADH, a partir das 7h.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS