Tempo - Tutiempo.net

Transporte clandestino: Secretaria apreende carros roubados no transporte irregular.

Apesar de ainda não ter encontrado um meio de resolver o caos no trânsito de Feira, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) tem agido com rigor contra o transporte clandestino de passageiros na cidade. A Secom do município divulgou hoje dados que alertam para o perigo de se utilizar o transporte clandestino.

Veículos roubados e com placas clonadas têm sido utilizados em Feira de Santana para o transporte ilegal de passageiros. A informação é do secretário de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy. Ele observa que o órgão tem realizado fiscalizações constantes e flagrado tais irregularidades. Outro agravante é a suspeita de que os veículos também transportam drogas para bairros da cidade.

O secretário chama a atenção da população sobre os riscos e pede que as pessoas evitem o transporte irregular. “Numa abordagem, por exemplo, pode haver uma reação do motorista e, consequentemente, uma troca de tiros, pondo em risco a vida dos passageiros”, afirma. As fiscalizações são acompanhadas por prepostos da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.

 

Ebenezer Tuy destaca que no último dia 30 de janeiro, prepostos da SMTT abordaram o veículo Ford Fiesta Street, na cor preta, placa JPO 9873, na avenida João Durval Carneiro, que havia sido roubado em Salvador e estava fazendo o transporte irregular de passageiros.

 

“O veículo foi retido, levando ao pátio da SMTT e será apresentado no Complexo Policial”, informa. Durante as fiscalizações também são encontrados diversos veículos com placas clonadas. A orientação é que os proprietários dêem queixa na delegacia ao receber uma infração que não foi cometida por eles.

 

Os veículos que fazem o transporte irregular de passageiros geralmente não passaram por vistoria, estão em péssimo estado de conservação e manutenção e os condutores não têm Carteira Nacional de Habilitação, além de desrespeitarem as leis de trânsito – avançam o sinal, ultrapassam os limites de velocidade, param em fila dupla.

 

“Estamos realizando as fiscalizações de forma intensiva”, assegura. De janeiro até esta quarta-feira, 5, já foram apreendidos 67 veículos, entre motos (42) e carros (25). Em 2013, as fiscalizações resultaram em 742 apreensões, sendo 505 carros e 237 motos. O conjunto George Américo apresentou o maior índice.

 

O Governo Municipal; acrescenta o secretário, está adotando providências para garantir a melhoria do transporte coletivo urbano, retirando de circulação veículos com limite de vida útil e solicitação a substituição dos mesmos.

 

Fonte: Redação com informações da SECOM/ Foto: SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS