Tempo - Tutiempo.net

Incêndio destrói em São Paulo o Museu da Língua Portuguesa

Incêndio destrói Museu em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu e ainda consome o Museu da Língua Portuguesa, no prédio da Estação da Luz, região central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21).

De acordo com o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, um bombeiro civil (brigadista) morreu após ser resgatado do prédio com sinais de intoxicação.

O museu estava fechado no momento do incêndio (o local não abre às segundas). Não há informação sobre outras vítimas.

Ainda de acordo com o capitão Palumbo, cerca de 30% do museu foi tomado pelas chamas. Ao menos o segundo andar, onde ocorria uma exposição temporária sobre o antropólogo Luiz da Câmara Cascudo, e o terceiro piso, onde havia um cinema, foram atingidos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 15h57 e enviou 37 viaturas, com 97 bombeiros, para o local. A pedido da corporação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fechou a estação da Luz por precaução.

Desta forma, os trens não circulam entre as estações Brás e Luz, na linha 11-Coral, e entre Palmeiras-Barra Funda e Luz, na linha 7-Rubi.

A linha 4-Amarela do Metrô funciona normalmente.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), a praça da Luz está totalmente interditada. Até as 19 horas, não havia nenhum desvio na região.

O motivo do fogo deve ser apurado depois que o incêndio for controlado.

Em entrevista coletiva, o secretário municipal da Cultura, Nabil Bonduki, disse que um incêndio como o que ocorreu nesta segunda-feira é “devastador para a cultura brasileira”.

— Esperamos reconstruir o edifício e recolocar o museu em funcionamento.

Segundo ele, o ocorrido “alerta para a necessidade de ter as condições de segurança adequadas”. Bonduki ainda disse que, só após a saída dos bombeiros, será possível avaliar os estragos provocados pelo incêndio.

Em entrevista no início da noite, o governador Geraldo Alckmin afirmou que o Museu será reconstruído, o governo vai procurar os parceiros, a iniciativa privada e o Museu será totalmente reconstruído.(cljornal)

Leonardo Benassatto

OUTRAS NOTÍCIAS