Tempo - Tutiempo.net

“Vagabundo é quem não olha para essas pessoas”: Lula em evento com catadores de materiais recicláveis

Lula em festa de natal com catadores

O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou nesta quinta-feira (15) do Natal com os catadores de materiais recicláveis e voltou a destacar que o cuidado com a população mais pobre será a prioridade de seu governo.

“Eu quero vocês andando na rua de cabeça erguida, orgulhoso do trabalho que vocês fazem, porque muitas vezes vocês estão catando o lixo que aqueles que pensam ser melhores que vocês jogam na rua, e eles não percebem que vocês estão prestando um serviço à sociedade.

Nós vamos fazer o que estiver ao nosso alcance, mudar o decreto que tiver que mudar, fazer a lei que tiver que fazer para que a gente possa dar a vocês a cidadania que vocês merecem”, disse.

Em um trecho mais inflamado do discurso, Lula afirmou que “vagabundo” é quem menospreza a população em situação de rua e afirmou que não se faz política voltada aos que mais precisam “olhando a política fiscal do governo”.

“Queria que da próxima vez que a gente se encontrasse, nós vamos ter que discutir como a gente dá dignidade e casa para os moradores de rua.

Eu não sei se a prefeitura em algum momento teve a capacidade de pelo menos pesquisar, estudar a vida de cada mulher, de cada homem.

‘Por que você veio para a rua?

Por que você está aqui?

Você tem família?

Você ficou desempregado?’.

Se a gente não tiver um estudo profundo sobre a razão pelas quais eles estão na rua, a gente não tem solução e vai sempre tratá-los como vagabundos, e na verdade vagabundo é quem não olha para essas pessoas com o coração cheio de amor para a gente poder cuidar.

Eu digo sempre que para cuidar do povo pobre é preciso ter muito coração.

A gente não cuida do pobre se a gente ficar olhando os dados de estatística, se a gente ficar olhando a política fiscal do governo, se a gente ficar olhando o orçamento da prefeitura, se a gente ficar olhando o orçamento do estado.

Sempre haverá prioridade mais importante que os pobres, sempre haverá alguém fazendo a pressão que vocês não conseguem fazer”.

“Portanto, companheiros, é um compromisso, faltando 15 dias para assumir a Presidência da República. É um compromisso que nós vamos dar uma vida decente para aqueles moradores de rua que vivem abandonados, como se fossem animais, pelos viadutos de São Paulo, embaixo da ponte”, finalizou.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS