Tempo - Tutiempo.net

Ataques em Bagdá provocam dezenas de mortes

Uma nova onda de atentados em bairros de Bagdá, que contam em sua maioria  com uma população predominantemente xiita, provocou a morte de 60 pessoas nesta segunda-feira (29) e deixou mais de 220 feridas.

 

Em Bagdá, 11 carros-bomba explodiram em nove bairros diferentes, dos quais ao menos sete eram de maioria xiita, e deixaram 34 mortos e mais de 130 feridos.

 

Em Cidade Sadr, bairro xiita de Bagdá, um carro-bomba explodiu em uma praça onde estavam reunidos operários em busca de trabalho. A explosão lançou pelos ares um micro-ônibus a mais de 10 metros de distância e destruiu as janelas de várias lojas. Outra bomba que explodiu na região teve como alvo lojas de materiais de construção.

 

Outro carro-bomba explodiu em Mahmudiya, 30 km ao sul da capital, matando ao menos duas pessoas e ferindo outras 25. Mais dois dois carros-bomba explodiram em Samawa, outra cidade xiita situada 280 km ao sul de Bagdá.

 

Desde o início de julho, a violência deixou mais de 780 mortos, o que eleva a mais de 3.000 o balanço desde o início do ano, segundo um balanço realizado pela AFP. A violência piorou nos últimos três meses, retornando aos níveis de 2008 após a guerra civil entre sunitas e xiitas que deixou dezenas de milhares de mortos em 2006 e 2007.

 

O aumento da violência está vinculado ao ressentimento da população sunita, no poder sob o regime de Saddam Hussein, com a maioria xiita atualmente no poder e a quem acusa de praticar discriminações.

 

Grupos vinculados à rede extremista da Al-Qaeda são considerados, em grande medida, os responsáveis pelos atentados recentes contra civis, cometidos provavelmente com o objetivo de relançar a guerra civil, segundo observadores.

 

 

 

Fonte: Redação/ G1

OUTRAS NOTÍCIAS