Tempo - Tutiempo.net

Coreia do Norte julgará 1 dos 3 americanos detidos no país

A Coreia do Norte anunciou neste domingo (7) que julgará no próximo domingo (14) um dos três americanos detidos no país, aos quais acusa de cometer delitos contra o Estado, informou a agência de notícias norte-coreana KCN”.

 

“A Corte Suprema da República Democrática Popular de Coreia decidiu julgar em 14 de setembro o americano Matthew Miller, atualmente sob custódia, por decisão da instituição relevante”, assinalou em comunicado a agência estatal norte-coreana.

 

O anúncio poderia responder a uma estratégia de pressão sobre Washington por parte de Pyongyang para reabrir as relações diplomáticas, segundo consideram alguns analistas.

 

Miller é um dos dois turistas americanos detidos por Pyongyang nos passados meses em viagens turísticas, por realizar “atos hostis que foram confirmados mediante seus próprios testemunhos”, segundo a imprensa estatal do regime comunista.

 

Miller, de 24 anos, foi detido em abril por protagonizar um suposto incidente ao passar pela imigração, enquanto Edward Fowle de 56 anos, foi detido em maio acusado de deixar uma bíblia no quarto de seu hotel e está à espera de ser julgado.

 

Cerca de 60 mil sul-coreanos morreram sem se reunir com familiares do Norte

 

Além destes dois turistas, a Coreia do Norte retém o americano de origem coreana Kenneth Bae, um missionário detido em novembro de 2012 e depois condenado a 15 anos de trabalhos forçados por supostamente realizar atividades religiosas no país.           

Fonte: Agência Efe

OUTRAS NOTÍCIAS