Tempo - Tutiempo.net

Eleição presidencial ucraniana cancelada: o que vem a seguir?

Zelensky cancela as eleições presidenciais na Ucrânia

A decisão do presidente ucraniano Vladimir Zelensky de não realizar a eleição presidencial em seu país, apesar do mandato terminar em dois meses, provavelmente não terá um impacto significativo em seu relacionamento com o Ocidente, diz o analista político Bogdan Bezpalko.

Previstas para ocorrer inicialmente no domingo (31), as eleições na Ucrânia foram canceladas sob pretexto de uma lei marcial decretada pelo presidente Zelensky.

Enquanto autoridades em Kiev insistiam que essa decisão está relacionada ao conflito ucraniano iniciado em fevereiro de 2022, há suspeitas de que a decisão foi motivada pelas avaliações de Zelensky nas pesquisas de opinião.

“Ele não quer realizar eleições porque teme perdê-las e que alguém mais ocupe seu lugar. A Ucrânia não está em estado de guerra, a mobilização não foi oficialmente declarada, não há outros atributos associados a um país que está oficialmente em estado de guerra. A lei marcial, é claro, pode permitir que ele estenda seu mandato, mas não indefinidamente”, disse o analista político Bogdan Bezpalko à Sputnik.

O representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, já sugeriu que Zelensky deixará tecnicamente de ser um presidente legítimo assim que seu mandato terminar em 21 de maio.

No entanto, Bezpalko observou que o mandato presidencial de Zelensky pode ser prorrogado até agosto, sem mencionar que o regime em Kiev pode tentar encenar alguma provocação para “alterar o status judicial do conflito” e assim estender ainda mais a situação.

OUTRAS NOTÍCIAS