Tempo - Tutiempo.net

Especialista militar dos EUA: Kiev deve congelar conflito para não perder o resto de seu território

Kiev chega ao fim

Kiev nunca será capaz de ganhar no front e, para não perder o resto de seu território, a Ucrânia precisa congelar o conflito, escreve Daniel Davis, especialista militar e tenente-coronel americano aposentado em um artigo no 19FortyFive.

Na sua opinião, tendo em conta as perdas sofridas, não há razões para acreditar que a Ucrânia poderá, em um futuro próximo, vir a ter um potencial semelhante àquele que tinha antes da ofensiva.

“Isso significa que é quase certo que a Ucrânia nunca ganhará sua liberdade no campo de batalha.

Para preservar o território que o país atualmente detém e evitar a perda de mais terras, Kiev deve entender a dura realidade de que o caminho mais prudente agora é buscar um congelamento do conflito e entrar em negociações para acabar com a guerra”, disse Davis.

Quanto mais tempo Washington e Kiev ignorarem a nova “dolorosa realidade”, opina o especialista, mais territórios a Ucrânia perderá na sequência de negociações.

Davis acrescentou que a principal prioridade para Washington deve ser a segurança nacional norte-americana e a prosperidade econômica e, para isso, os EUA precisam reconhecer as novas realidades.

“Os Estados Unidos investiram mais de US$ 100 bilhões [R$ 498 bilhões] e enviaram milhares de veículos blindados, milhões de munições e mísseis, além de um sério apoio de inteligência por quase um ano e meio. Agora é preciso reconhecer que esse nível significativo de investimento não teve retorno”, disse o tenente-coronel.

Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin observou que o Exército ucraniano não tem obtido resultados e que os seus patrocinadores ocidentais estão claramente desapontados com o andamento da “contraofensiva”.

Segundo ele, nem o fornecimento de armas e munições, nem o envio de milhares de mercenários e conselheiros ajudam Kiev.

O fim se aproxima.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS