Tempo - Tutiempo.net

Madri bloqueia reunião de Puigdemont e presidente do Parlamento catalão

Presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, em 23 de janeiro de 2018, em Copenhague, na Dinamarca - AFP

O governo espanhol ordenou à representação do poder central da região da Catalunha em Bruxelas que não permita a realização de uma reunião prevista para acontecer, nesta quarta-feira (24), entre o separatista Carles Puigdemont e o presidente do Parlamento catalão, Roger Torrent.

“Instruções à delegação da Generalitat (Executivo catalão) da Catalunha em Bruxelas foram dadas a fim de que ela não permita essa reunião nos locais da delegação da Catalunha em Bruxelas”, disse uma fonte diplomática.

A procuradoria tentou reativar a ordem de prisão europeia para o catalão quando ele viajou para Copenhague nesta semana, mas a Suprema Corte da Espanha negou o pedido.

Instalado na Bélgica desde 30 de outubro para se esquivar de uma investigação por rebelião e sedição do Tribunal Supremo, Puigdemont se articula para ser empossado pelo Parlamento catalão novamente como presidente regional.

Ele quer articular uma posse virtual para evitar que ele volte para a Espanha, onde pode enfrentar décadas de prisão pelos supostos crimes de rebelião, secessão e malversação de cargos públicos. Puigdemont liderou um processo separatista da Catalunha em 2017, que terminou com a declaração unilateral de independência da região em 27 de outubro.

Na terça-feira (23), um vídeo amplamente divulgado pela mídia espanhola e nas redes sociais mostra que Puigdemont beijou a bandeira espanhola de um homem que o repreendeu.

AFP

OUTRAS NOTÍCIAS