Tempo - Tutiempo.net

Possível conflito no estreito de Taiwan será devastador, diz chefe do Pentágono

A guerra no estreito de Taiwan está próxima

Possível conflito no estreito de Taiwan será devastador, e os EUA estão empenhados em manter o status quo em relação à ilha, disse o chefe do Pentágono Lloyd Austin.

“Um conflito no estreito de Taiwan seria devastador. Então estamos determinados a manter a paz e a estabilidade em todo o estreito de Taiwan. Assim como um número crescente de países ao redor do mundo”, disse ele no fórum anual de segurança Shangri-La Dialogue em Cingapura.

O secretário de Defesa dos EUA acrescentou que um conflito na referida região afetaria a economia global “de maneiras que não podemos imaginar”.

Austin disse que ele ainda não participou de quaisquer conversações com o ministro da Defesa da China, observando que o atual estado de relações o deixa “profundamente preocupado que a China não esteja disposta a se engajar mais seriamente em melhores mecanismos para a gestão de crises entre nossas duas forças armadas”.

Recentemente o Pentágono disse que as tentativas feitas nos últimos meses de estabelecer contatos com seu homólogo chinês falharam.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da China pôs em dúvida a sinceridade da disposição de Washington de dialogar, enquanto simultaneamente “busca conter a China por todos os meios possíveis” e impor restrições a autoridades e entidades chinesas.

Sputnik

O mundo vive uma fúnebre expectativa, Os atuais conflitos desencadearem a Terceira Guerra Mundial como uso de armas nucleares, sua utilização fica cada vez mais mais definida no conflito entre a Ucrânia e a Rússia. A OTAN comandada pelos EUA  que atende úsão os maiores alimentadores dessa guerra,  que atende única e exclusivamente os interesses da América do Norte, em detrimento ao continente Europeu.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS