Tempo - Tutiempo.net

Rússia prende dois homens que planejavam atentado em Moscou

Homem segurando bandeira do Estado Islâmico na cidade de Mossul, em foto de 23 de junho de 2014. Um dos detidos em Moscou gravou vídeo onde jurava lealdade ao grupo (Foto: Reuters)

Dois integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foram detidos em Moscou por planejarem atentados na capital russa nesta sexta-feira (1º), dia em que começa o ano letivo e que desta vez coincide com a Festa do Sacrifício muçulmana.

“Um dos detidos publicou um vídeo na internet em que jurava lealdade ao Estado Islâmico”, disse um porta-voz do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) à agência “Interfax”.

No vídeo, o jihadista deixava clara a intenção de atacar civis com arma branca. Em seu telefone foram encontrados os contatos de seus “tutores” e instruções para fazer o atentado.

Na residência do segundo detido “foram apreendidos artefatos explosivos caseiros de grande potência” e elementos para a sua fabricação.

“O homem confessou que queria se sacrificar”, acrescentou o porta-voz dos serviços de segurança.

Ao longo do mês, as forças de segurança russas detiveram quatro pessoas vinculadas ao EI que planejavam efetuar atentados no transporte público e em outros lugares de grande circulação em Moscou. Entre os detidos estavam um emissário do EI, um especialista em preparação de artefatos explosivos e dois terroristas suicidas.

Agencia EFE

OUTRAS NOTÍCIAS