Um veículo subaquático não tripulado autônomo de pequeno porte foi desenvolvido na MIREA – Universidade Tecnológica da Rússia.
O dispositivo pode mergulhar a uma profundidade de até 100 metros e realizar reparos de emergência, afirmou a assessoria de imprensa da universidade à Sputnik.
Compacto, o veículo não tripulado pesa apenas três quilos e aguenta temperaturas que vão desde -5°C a 45°C graças a uma diminuição nas características de peso e tamanho em comparação com veículos subaquáticos não tripulados maiores.
O UAV-MIRA-T também pode ser utilizado a partir de pequenas embarcações, como barcos e barcos infláveis. Segundo a universidade, isso aumenta a mobilidade do dispositivo e possibilita a realização de trabalhados fundamentalmente novos, como reparos dentro do casco de objetos subaquáticos.
“A necessidade de desenvolver a indústria de veículos não tripulados já é discutida há algum tempo, tanto no meio científico quanto em representantes de diversas indústrias e empresas.
No entanto, na maioria das vezes estamos falando de aeronaves, enquanto os drones podem operar tanto em meios subaquáticos, quanto subterrâneos”, afirmou o reitor da universidade Stanislav Kudzh.
“O âmbito da sua aplicação é quase ilimitado. Estou confiante de que o nosso desenvolvimento será procurado em vários setores da economia e da indústria e marcará o início da implementação de projetos de maior escala”, disse.
Poseidon: drone subaquático da Rússia é incomparável, diz analista militar e será uma arma perigosíssima.
Sputnik