Tempo - Tutiempo.net

Lira confirma que o PP está na base do governo e terá cargo na Caixa

PP NA BASE DO GOVERNO LULA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que o PP faz parte oficialmente da base do governo Lula na Câmara dos Deputados. A declaração foi dada ao jornal Folha de S. Paulo, no domingo(17).

A afirmação do deputado alagoano vai na contramão do que disse Ciro Nogueira (PP-PI), senador e presidente nacional do partido, de que a ida de André Fufuca (PP-MA) para o ministério dos Esportes não significava uma adesão completa do partido ao governo. Segundo ele, a sigla se manteria independente.

Lira afirmou, no entanto, que não é possível garantir 100% dos votos entre os parlamentares do centrão.

“Não [é possível], porque nenhum partido dá todos os votos. Mas eu acredito em uma base tranquila”.

Com a adesão deste bloco, o governo passa a contar com, aproximadamente, 350 votos na Câmara. “O acordo foi mais amplo, envolve outros partidos, envolve outras composições, tem parte do PL que quer fazer parte e já vota com o governo”.

Além de confirmar a presença do PP e outros partidos na base do governo, Lira também afirmou que é este bloco político quem vai indicar os nomes para os cargos da Caixa Econômica Federal.

“Eu sempre combati isso [presidencialismo de coalizão]. Mas essa é a maneira escolhida pelo governo que foi eleito democraticamente. O presidente Lula escolheu essa maneira de formar sua base, trazendo os partidos para ocupar espaço na Esplanada dos Ministérios”, afirmou o deputado.

Edição: Thalita Pires

OUTRAS NOTÍCIAS