Tempo - Tutiempo.net

Primeira versão de relatório da CPI da Covid deve apontar responsabilidades do governo

A primeira versão de relatório da CPI da Covid, a ser apresentado nas próximas semanas, deve apontar responsabilidades do governo Bolsonaro.

Para o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão, já existem provas de que o governo fracassou no enfrentamento da pandemia no país, em episódios como no atraso para aquisição de vacinas e na crise de falta de oxigênio no Amazonas.

A CPI ouviu até a última quinta-feira (20), sete depoimentos, incluindo todos os quatro titulares do Ministério da Saúde desde o início da pandemia.

Reportagem do Estado de S.Paulo indica que a CPI da Covid já recebeu até sexta-feira (21), mais de 300 documentos com informações do governo e de órgãos federais e estaduais.

Na opinião do senador Renan Calheiros, relator da comissão, está comprovado que “o governo não queria comprar vacina nenhuma, que defendia imunização de rebanho, por isso os estímulos à aglomeração e ao não uso de máscara.

Tratativas nesta direção (de atrasar compra de vacinas) com a Pfizer, com a Coronavac, com a Índia, isso tudo está provado”, afirmou.

Segundo Renan, outro ponto que constará em seu relatório preliminar será alegações falsas e contradições do ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten e de Pazuello em seus depoimentos.

247

OUTRAS NOTÍCIAS