Tempo - Tutiempo.net

Brasil pode se libertar hoje do fascismo com eleição de Lula no primeiro turno

VOLTA LULA

O dia de hoje, 2 de outubro, poderá se tornar uma das datas mais gloriosas da História do Brasil e da trajetória de lutas do povo brasileiro.

Tudo indica que hoje o Brasil pode se libertar do fascismo com a eleição de Lula no primeiro turno.

Assim o demonstra a pesquisa do Ipec divulgada na noite de sábado (1), que aponta vitória de Lula no primeiro turno com 51% dos votos válidos. É o que dizem as ruas.

É o clamor que provém do Brasil profundo, dos grandes aglomerados urbanos, dos centros de trabalho, das escolas e universidades, dos campos e cidades.

É o que opinam as forças emergentes, vivas e dinâmicas da nação, na voz de trabalhadores, intelectuais, empreendedores, parte importante do empresariado nacional, lideranças políticas democráticas de todos os setores políticos, exceto a extrema-direita bolsonarista.

É a vontade expressa do povo brasileiro, manifesta por meio da ampla frente democrática e da unidade patriótica e popular.

Durante 3 anos e 9 meses, desde que Jair Bolsonaro ocupou o Palácio do Planalto como resultado de eleições atípicas que ele venceu porque o maior líder popular da história do Brasil foi impedido à força de concorrer, ouviu-se em diferentes ocasiões o pedido pelo afastamento deste que se tornou o pior governante do Brasil de todos os tempos.

“Basta de Bolsonaro”, “Fora Bolsonaro”, “Renúncia”, “Impeachment” e outras expressões equivalentes foram veiculadas intensamente, em panelaços, manifestações, sessões parlamentares, festas e todo tipo de reuniões populares.

O afastamento de Bolsonaro da Presidência da República tornou-se uma questão de emergência e salvação nacional. Chegou o momento de realizá-la.

Retirar Bolsonaro do poder foi a ideia-força dos movimentos democráticos, o sentimento preponderante na população, o fator que pelos caminhos mais tortuosos deu liga, consistência e força a um amplo movimento oposicionista no Brasil.

José Reinaldo Carvalho

OUTRAS NOTÍCIAS