Tempo - Tutiempo.net

ENQUANTO LULA VOLTA A VOAR, A GLOBO VOLTA A BATER

Lula pode ser candidato em 2018

Pode até ter sido coincidência, mas, no mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ao lado do líder uruguaio José Pepe Mujica, que voltou a voar, o grupo Globo, da família Marinho, desferiu um duríssimo ataque a ele.

Na noite de sexta, numa reportagem de seis minutos, totalmente fora dos padrões habituais do Jornal Nacional, a Globo criminalizou a atuação de Lula para que o Brasil financiasse o porto de Mariel, em Cuba, que foi construído pela Odebrecht.

O ataque da rede Globo se deu a partir de uma reportagem da revista Época, que já está sendo processada pelo ex-presidente. Em nota, o Instituto Lula contestou a denúncia.

“Os jornalistas da Época deveriam saber que todos os grandes países disputam mercados internacionais para suas exportações. E que não fosse o firme empenho do governo brasileiro, para o qual o ex-presidente Lula contribuiu, talvez o estratégico porto de Mariel fosse construído por uma empresa chinesa, ou os cubanos estivesses assistindo novelas mexicanas”, diz a nota.

“Neste momento histórico, em que EUA e Cuba reatam relações e o embargo econômico americano está prestes a acabar, a revista Época volta no tempo a evocar velhos fantasmas da Guerra Fria e títulos de livros de espionagem”.

Nos últimos dias, Lula tem demonstrado que não pretende se intimidar.

Em entrevista a uma rádio mineira, disse que será candidato à presidência da República, em 2018, caso seja necessário.

E mandou um recado aos adversários. “Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no galho. Se ele voar, fica difícil”.

“Eu voltei a voar outra vez”.

Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS