Tempo - Tutiempo.net

Povos Yanomami protestam contra projeto que prevê garimpo em terra indígena

(Foto: Victor Moriyama/ISA)

Os povos Yanomami e Ye’kwana denunciaram nesta terça-feira (26) os diversos impactos da exploração garimpeira em suas terras indígenas. Os alertas constam em carta endereçada ao Congresso Nacional e ao governo de Jair Bolsonaro, após um encontro no último final de semana, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

“O governo tem o dever de acabar com isso e trabalhar para cuidar da saúde dos povos Yanomami e Ye’kwana e proteger a terra-floresta”, diz o texto.

A carta foi lida pela coordenadora da frente parlamentar indígena, a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), e denuncia que “garimpeiros estão envenenando as pessoas e contaminando rios, peixes, e espantando a caça”.

Bolsonaro disse várias vezes que pretende abrir mineração em terras indígenas e chegou a levar um Yanomami ao Palácio do Planalto para dizer que tinha aval dos indígenas. Na carta, lideranças rejeitaram a representatividade do índio levado por Bolsonaro.

“Nós já fizemos muitas denúncias e estamos revoltados porque ainda existe garimpo dentro das nossas comunidades. Queremos ação. Nossos avós e tios morreram por causa dos garimpeiros. Nós não queremos repetir essa história de massacre”, afirma o manifesto das lideranças.

Brasil 247

OUTRAS NOTÍCIAS