Tempo - Tutiempo.net

O Cacique Lucas, Pataxó Hã-hã-hãe foi assassinado no sul da Bahia; liderança indígena tinha 31 anos

Cacique Pataxó é assassinado na Bahia

O cacique Lucas Santos Oliveira, de 31 anos, do povo Pataxó Hã-hã-hãe, foi assassinado na noite desta quinta-feira (21), quando retornava da cidade de Pau Brasil, no extremo sul da Bahia, para a aldeia Caramuru Catarina Paraguassu.

De acordo com informações do Movimento Unido dos Povos e Organizações da Bahia (Mupoiba) e da Polícia Civil, dois homens em uma moto atiraram contra cacique, que estava em sua moto, com o filho na garupa.

Cacique Lucas Pataxó Hã-hã-hãe era coordenador da Região Sul do Mupoiba, agente de saúde da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), mobilizador de esportes na comunidade, defensor da educação escolar indígena, conselheiro estadual dos Direitos dos Povos Indígenas da Bahia (Copiba) e presidente do Diretório Municipal da Rede Sustentabilidade. Lucas Pataxó deixa a esposa e dois filhos.

Em nota, o Mupoiba destaca que o cacique era um membro essencial da comunidade, que dedicou toda sua vida ao movimento indígena, deixando um marcante legado de liderança.

“Exigimos, com veemência, que a justiça seja feita. Clamamos por justiça pela vida do cacique Lucas”, diz o comunicado.

A Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado na Delegacia Territorial (DT) de Pau Brasil para apurar o homicídio.

Também foram expedidas guias periciais e oitivas, além de diligências investigativas que estão sendo realizadas em conjunto com equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna para identificar a autoria e motivação do crime.

Edição: Gabriela Amorim

OUTRAS NOTÍCIAS