Tempo - Tutiempo.net

STF forma maioria contra decretos de Bolsonaro que liberam armas no Brasil

Bolsonaro admite que armas são para formar milícias

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria, nesta sexta-feira, para confirmar a liminar dada por Edson Fachin que suspendeu os efeitos de uma série de decretos e outras normas editadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para flexibilizar o porte e a posse de armas.

Até a noite desta sexta, seis ministros já tinham se posicionado para barrar temporariamente as normas e decretos do governo.

O julgamento, que ocorre no plenário virtual do STF, vai até a próxima semana e até lá os ministros podem alterar os votos, o que, no entanto, é incomum.

Fachin havia tomado a decisão de suspender os decretos em caráter liminar na análise de três ações movidas pelo PSB e pelo PT questionando os atos do governo.

A decisão inicial ocorreu a dois dias das manifestações previstas para o 7 de Setembro que foram convocadas por Bolsonaro.

Após a liminar de Fachin, Bolsonaro já chegou a ameaçar que, se reeleito, “resolve a questão dos decretos em uma semana”, dizendo não concordar com a determinação do magistrado.

OUTRAS NOTÍCIAS