Tempo - Tutiempo.net

CARTADA DOS MILITARES DEU ERRADO, PAÍS CONTINUA PARADO E TEMER NO CHÃO

Presidente sem comando

Os militares deixaram Temer a ver navios. O governo apostou que a mobilização dos militares a partir da última sexta-feira intimidaria os caminhoneiros e colocaria um ponto final na greve. Foi um fiasco.

Os militares recusaram o confronto. O general Eduardo Villas Boas, comandante do Exército, anunciou no domingo por sua conta no twitter que a orientação aos militares era para negociar, e não reprimir.

O general Braga Netto, interventor do Rio, transmitiu a orientação a seus comandados, para que não usassem de força contra os caminhoneiros.

A opção pela violência de Temer esteve sustentada por uma mentira em parceria com a Globo.

Segundo esta versão, que foi posta no ar pela jornalista Miriam Leitão no começo da última semana, quando eclodiu o movimento, a greve dos caminhoneiros seria um locaute (paralisação de atividades promovida por empresários).

Um grupo de empresários gananciosos estaria parando o país, segundo a versão Globo-Temer que teve como um dos principais porta-vozes o ministro da Segurança, Raul Jungmann. A versão é mentirosa e foi se desmontando ao longo da semana passada e especialmente neste fim de semana.

Desmoralizado, Temer fez um pronunciamento constrangedor e patético na noite de domingo.

Foi com a admissão pública da capitulação do chefe do Executivo num discurso de tom aparentemente impositivo, ridículo para cenas de rendição, como que estivesse batendo em retirada de costas, para não levar projéteis no traseiro, observou o jornalista Luis Nassif, que pontuou:

“Todo esse conjunto ajuda a compor a mais execrável personalidade política da história da República”.

“Assina logo um acordo com validade imediata e encerra essa greve”, teria dito um dos conselheiros de Temer para o presidente golpista. Isolado, sem voz de comando, Temer correu no domingo para tentar um acordo que pusesse fim à greve. O início da segunda-feira indica que mais uma vez foi um fiasco.

A greve continua e o país está parado.

Enquanto isso, outras categorias como petroleiros, donos de vans escolares e motoboys iniciam mobilizações contra o governo temerário.

É um verdadeiro Paspalho dizem jornalistas nacionais e internacionais. A que ponto chegou o nosso país, e até onde continuará afundando.

OUTRAS NOTÍCIAS