Tempo - Tutiempo.net

Dilma cresce e pode vencer 2º turno mostra pesquisa

A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira confirmou o favoritismo da presidente Dilma Rousseff (PT) no primeiro e no segundo turnos das eleições.

A candidata petista agora sai da margem de erro em uma disputa de segundo turno contra a sua principal rival, Marina Silva (PSB).

No primeiro turno, a pesquisa mostra um acirramento cada vez maior entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Marina. O tucano teve 20% das intenções de voto, 2 pontos percentuais a mais que o levantamento anterior, enquanto a ex-senadora apresentou 25%, queda de 2 pontos percentuais.

A presidente Dilma teve os mesmos 40% registrados na semana passada.

Considerando apenas os votos válidos (que não contam os votos brancos e nulos), a presidente aparece com 45%, contra 28% de Marina e 22% de Aécio.

Na simulação do segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente aparece com 49% das intenções de voto, 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, contra 41% de Marina, que antes tinha 43%.

Com esses novos números, a presidente não está mais tecnicamente empatada com Marina, como havia acontecido nas últimas pesquisas.

Contra Aécio, o cenário é ainda mais favorável para Dilma, apesar do crescimento do candidato tucano. A petista aparece com os mesmos 50% verificados no último levantamento, contra 41% de Aécio, que na semana passada apresentava 39% das intenções de voto.

Considerando apenas os votos válidos, a presidente tem 55%, contra 45% do tucano.

Para chegar a esses resultados, o Datafolha ouviu 7.520 eleitores na segunda e nesta terça. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

Fonte: Redação/R7

OUTRAS NOTÍCIAS