EL PAÍS: GILMAR SERÁ AMEAÇA A DILMA NO COMANDO DO TSE

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Gilmar pode complicar a permanência de Dilma

O jornal espanhol El País considerou como ameaça à presidente Dilma Rousseff e ao PT a ida do ministro Gilmar Mendes para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um dos mais críticos dos governo do PT no Judiciários brasileiro, Mendes atualmente é o vice-presidente do TSE e poderá substituir o atual presidente, ministro Dias Toffoli, em maio.

“Neste momento, o maior problema para o PT no TSE é a rigidez e a celeridade com que Mendes quer tratar temas como a prestação de contas eleitorais”, afirma o jornal.

O texto lembra da ação movida pelo PSDB que pede a impugnação da candidatura de Dilma e do vice Michel Temer.

“No atual cenário, em que a Câmara dos Deputados está enfraquecida sob o comando de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a maior chance de Rousseff perder o seu cargo está no TSE.

E lá é onde o Governo teria menor influência”, afirma a reportagem assinada por Afonso Benites.

Para o jornal espanhol, o PT tenta acelerar o julgamento da ação antes da saída de Toffoli, mas até agora não conseguiu.

“Se o julgamento da ação resultar na cassação da candidatura de Rousseff, pode ser que o país tenha não só eleições municipais em outubro deste ano (quando se elegem prefeitos e vereadores), mas também tenha de escolher um novo presidente. (…) É tudo o que o PT luta contra neste momento”, diz.

Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS