Tempo - Tutiempo.net

Governo foi vítima de invasões de hackers 67 vezes este ano

O primeiro semestre deste ano foi marcado por uma série de invasões de hackers aos sistemas de informática do governo federal. Conforme relatório do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Rede de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR-Gov), ocorreram 67 casos de vazamento de informações de órgãos federais entre janeiro e junho de 2013.

 

Segundo o documento, somente entre janeiro e março, dos 2.027 incidentes de informática registrados pelo departamento integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo federal, 23 foram catalogados como vazamento de informações. No segundo trimestre, de 2.201 incidentes registrados, 44 casos foram classificados como acesso ilegal de informações.

 

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não detalha oficialmente quais informações foram acessadas pelos hackers. No entanto, pelo menos em cinco casos houve vazamento de informações confidenciais. Os invasores acessaram dados governamentais e de agentes públicos.

 

Na avaliação do ex-secretário de Logística e Tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, os ataques de hackers à estrutura governamental é uma realidade em função da exposição à internet. No caso brasileiro, segundo ele, o que falta é infraestrutura em tecnologia atualizada para minimizar a exposição ao risco.

 

Santanna, que ocupou o cargo de secretário por quase oito anos antes de assumir a presidência da Telebras em 2011, lista entre os problemas brasileiros o fato de o governo ainda utilizar a versão quatro do IP (protocolo de internet). O nível mais avançado de proteção é a versão seis. “Os grandes sites de escuta (hackers) utilizam a versão quatro, por isso é mais fácil de invadir (a estrutura governamental)”, diz.

 

 

 

Fonte: Redação/ Tribuna da Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS