Tempo - Tutiempo.net

Líder de mulheres no Xingu diz que Ysani Kalapalo ‘traiu todos os povos indígenas’ na ONU

Ysani Kalapalo acompanhou a comitiva oficial do Brasil na ONU nesta terça-feira (24). — Foto: Reprodução/Instagram

A indígena Kaiulu Rodarte Kamaiurá, representante legal de mulheres na reserva do Xingu, acredita que Ysani Kalapalo, citada por Jair Bolsonaro em seu discurso na Organização das Nações Unidas (ONU), “traiu” todos povos indígenas ao referendar a atual gestão.

Kalapalo fez parte da delegação do governo brasileiro na ONU e tem gravado vídeos com declarações favoráveis ao governo Jair Bolsonaro, no que diz respeito à política ambiental e às terras indígenas.

“É uma traição a todos povos indígenas. A nação indígena está sendo traída por uma pessoa que é usada pelo governo Bolsonaro”, avaliou Kaiulu Kamaiurá, em entrevista ao blog.

Os povos Kamaiurá e Kalapalo são duas das etnias que vivem no Alto Xingu. Kaiulu Kamaiurá afirma conhecer Ysani Kalapalo e sua família. E diz que ela não tem autoridade para falar pelos povos indígenas na ONU.

“Eu conheço ela, a família dela. Ela saiu há muito tempo da aldeia. Quando ela tinha uns 6 ou 7 anos foi morar em São Paulo. Ysani não tem autoridade para falar na ONU sobre as terras indígenas porque não conhece a nossa realidade, não vive mais lá”, diz Kamaiurá.

blog procurou Ysani Kalapalo por telefone e por redes sociais desde a quarta-feira (25). As mensagens enviadas foram visualizadas, mas Kalapalo não respondeu até a publicação do post.

Em entrevista coletiva nesta semana, Kalapalo afirmou que as lideranças indígenas que a criticam não falam pela população das aldeias. “Eles falam em nome deles, por picuinhas, por inveja, porque só eles querem ter o direito de falar”. Kalapalo também disse ser uma ameaça às lideranças por representar aqueles que não tem voz nas comunidades indígenas.

‘AUMENTO DAS QUEIMADAS’

Na avaliação Kaiulu Kamaiurá, o mundo tem testemunhado o que tem acontecido em terras indígenas, como as queimadas e desmatamento, registrados em “monitoramentos oficiais”.

“O que [Ysani Kalapalo] disse sobre o governo é muito contraditório, né? Porque o que aumentou de fato nas terras indígenas, todos sabem: queimadas e derrubadas. Acho absurdo ela falar isso porque não mora mais em terras indígenas. Não é ela que está sofrendo. Não é a família dela que vai ser afetada por essas coisas”, diz.

ÍNDIOS AGRICULTORES

Kaiulu Kamaiurá também criticou os índios agricultores citados por Bolsonaro em seu discurso na ONU, e que dialogam com o atual governo. “Não são todos os indígenas que assinaram essa carta. É uma minoria”, afirma Kamaiurá.

A indígena já fez parte de algumas delegações lideradas por Raoni Metuktire, da etnia Caipó, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia.

Raoni foi alvo de criticas de Bolsonaro no discurso na ONU. “Raoni tem história de luta. Ele foi reconhecido por todo Xingu e todos respeitam ele pela sua luta e liderança. Então queremos respeito”, pede Kaiulu Kamaiurá.

Matheus Leitão

OUTRAS NOTÍCIAS